Fetag-AL participa de conferência sobre desenvolvimento rural

O fortalecimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como reforma agrária, saúde e educação estiveram em discussão na II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (17) no município de Pão de Açúcar. O evento tem a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) e segue até amanhã (18), em Santana do Ipanema.
No evento, realizado em Pão de Açúcar, representantes dos trabalhadores da região e órgãos ligados ao meio rural abriram a discussão sobre o fortalecimento do produtor brasileiro no campo e a comercialização dos alimentos da agricultura familiar.
A inclusão social dos povos também esteve na pauta da conferência. Foram abertos debates sobre a integração das mulheres no território, a participação da juventude nas discussões sobre o desenvolvimento rural e discussões sobre a igualdade racial.
Segundo Rilda Alves, secretária de Política Agrícola da Fetag-AL, as discussões propostas na conferencia territorial em Alagoas e em outros Estados vão servir de base para que os interesses dos trabalhadores alcancem proporções nacionais. “Ao fim da conferencia territorial aqui no Estado, vamos escolher 15 delegados – entre mulheres e jovens – para participar da conferencia estadual. Depois, mais um grupo de trabalhadores irá nos representar no evento nacional”, reforçou.
A secretária ainda explica ainda que a proposta da conferência territorial é ajudar a ampliar os rumos da agricultura familiar no país. “Todos os assuntos levantados no evento vão ajudar a construir um plano nacional de desenvolvimento para os agricultores. Por isso, é tão importante que todos participem dessas discussões”, concluiu.
Estiveram presentes no evento a Fetag-AL, Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Secretaria de Agricultura de Pão de Açúcar, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), cooperativas de produtores, grupos de mulheres e assentados rurais.
As conferências territoriais fazem parte de discussões municipais, territoriais e estaduais da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que conseguiu trazer para o trabalhador rural e a sociedade a formulação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), base para um Plano Nacional de Desenvolvimento, proposto pelo evento.