Encontro Regional sobre Políticas Públicas de reforma Agrária da Contag realizado na FETAG/AL debate Reforma Agrária e as Políticas de Crédito Fundiário em Alagoas

Aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de outubro o ENCONTRO REGIONAL SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS: A TERRA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E DE BEM VIVER – NORDESTE que é promovido pela Contag. Com delegações de dirigentes sindicais de 08 estados do nordeste, estão presentes dirigentes dos estados de Alagoas, Piaui, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Ceara e Rio Grande do Norte com aproximadamente 100 pessoas presentes.

No primeiro dia a mística trouxe a memória dos lutadores e lutadores do movimento sindical que deram a vida pela reforma agrária e a justiça social no país. Irmã Dorothy Stang, Chico Mendes e Margarida Maria Alves foram lembrados e junto com eles a memória de diversos lutadores e das lutadoras do Nordeste. As bandeiras das federações e as bandeiras de luta do Movimento Sindical Rural foram trazidas pelos dirigentes junto com os símbolos da Agricultura Familiar nordestina.

Ainda na manhã deste primeiro dia houve o relato de experiências dos estados nordestinos sobre a questão da reforma agrária e dos conflitos do campo em cada estado a partir do trabalho de cada federação. As federações de Sergipe, Alagoas e Maranhão foram os primeiros a fazer seus relatos.

Para Leonardo Correia, vice-presidente e secretário de meio ambiente e política agrária da FETAG/AL, no passado alagoas teve um período mais violento e de mais conflitos no campo. “ Hoje estamos vivendo um momento diferente, com a luta pela terra e pela reforma agrária com um número menor de mortes e de conflitos agrários. É preciso avançar na luta pela reforma agrária com políticas publicas que garantam a vida e a produção de alimentos no campo em Alagoas e em todo país. E só poderemos avançar nas políticas públicas de reforma agrária com órgãos  federais como o Incra, o Iteral e o MDA trabalhando em conjunto, com infraestrutura adequada e ouvindo os acampados, os assentados e os agricultores familiares”.

Até quinta (05), os dirigentes sindicais do Nordeste ligados ao Movimento Sindical Rural irão debater sobre a ‘Política Nacional de Reforma Agrária e de Regularização Fundiária: O Que Temos, O Que Queremos?;  PNCF: O Papel do Crédito Fundiário no Acesso a Terra e a Sucessão Rural;  e a ‘Ação Sindical na Luta Pela Reforma Agrária’.

Em dezembro de 2023 a FETAG/AL completa 60 anos de atuação em defesa da Agricultura Familiar em Alagoas e luta cotidianamente por melhores condições de vida, de produção e de comercialização para os agricultores e agricultoras familiares do nosso estado.

FETAG/AL: 60 ANOS EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ALAGOAS!!