O Projeto Jovem Cidadão está sendo executado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) e vai capacitar 600 pessoas, entre jovens e mulheres ligados à  agricultura familiar no Estado de Alagoas. O intuito é que os participantes do projeto atuem como agentes de desenvolvimento nas comunidades rurais.

Segundo Carlos Dias, coordenador geral do projeto, uma parte da população rural ainda não acessa os programas de políticas públicas agrícolas, o que poderia ampliar as oportunidades de geração de renda e melhoria na qualidade de vida na área rural.

“Vamos capacitar os jovens, a utilizar as políticas públicas rurais como oportunidades de trabalho. Entendemos que a juventude rural deve ser protagonista no cenário nacional de formulação de políticas que favoreçam a inclusão social”, explicou Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag- AL.

Para participar do Projeto Jovem Cidadão é necessário ter entre 18 e 29 anos; estar cursando ou frequentando qualquer nível de ensino (em qualquer modalidade) ou ter concluído o ensino médio; saber ler e escrever; ter noções básicas de informática; preferencialmente, estar ligado ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas e passar pelo processo específico de seleção para o projeto.

A iniciativa tem o Patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas. E o apoio da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – CEJTTR da Fetag-AL, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas (STTRs), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mais informações podem ser obtidas nas Sedes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e na Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag), no endereço: Rua Barão de Jaraguá, 488, Jaraguá, Maceió, Alagoas. Fones: 3223-4649 e 3326-7374. Ou através do site: www.fetag.org.br.

Objetivo Geral:

Capacitar jovens e mulheres ligados/as à agricultura familiar no estado de Alagoas para que estes/as atuem como Agentes de Desenvolvimento e Educadores/as Popular em suas comunidades, utilizando as Políticas Públicas como oportunidades de trabalho, aumento da renda familiar e melhoria da qualidade de vida.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar 64 jovens egressos da primeira fase do Projeto Jovem Cidadão como Educadores Populares em Políticas Públicas; 
  • Capacitar 536 jovens, incluindo mulheres, para que estes atuem como Agentes de Desenvolvimento;
  • Elaborar 10 Planos de Negócios de atividades produtivas capazes de orientar ações futuras de desenvolvimento sustentável em Alagoas.

Público Alvo:

Jovens, homens e mulheres, ligados à agricultura familiar.

Critérios:

  • Ter entre 18 e 29 anos;
  • Estar cursando e frequentando qualquer nível de ensino (em qualquer modalidade) ou ter concluído o Ensino Médio;
  • Saber ler e escrever;
  • Preferencialmente, estar ligado ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas;
  • Passar pelo processo específico de seleção para o projeto.