Lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Planta Alagoas dinamizam a Agricultura Familiar em Alagoas

Na retomada dos programas de aquisição de alimentos PAA e PNAE pelo governo Lula desde janeiro, inclusive com a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, políticas governamentais de fomento à Agricultura Familiar estão retomando seu protagonismo e a busca do desenvolvimento rural em todo país. Prova desta nova ‘dinâmica’ é o recente lançamento dos programas PAA e Planta Alagoas (distribuição de sementes) em todo estado. A parceira com a FETAG/AL  tem ajudado o governo do estado a chegar nos agricultores e agricultoras familiares que necessitam de amparo para realizar desde o plantio até a comercialização de seus alimentos produzidos na roça.

Prova da parceria entre a FETAG/AL e o governo do estado em relação ao fortalecimento dos programas que beneficiam a agricultura familiar em Alagoas é o lançamento regional do PAA Alagoas. Entre os dias 18 a 20 de abril, a Emater/AL em parceria com FETAG/AL e seus sindicatos filiados realizaram o Lançamento Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – em diversas cidades de Alagoas. Em parceria com a Emater/AL, a Seagri/AL e o governo do estado, o PAA atenderá milhares de pessoas fortalecendo a Agricultura Familiar.

Robério Oliveira, Secretário de Formação e Organização Sindical no lançamento do PAA Estadual no município de Água Branca

O lançamento do programa será realizado nos municípios de Palmeira dos Índios e Arapiraca (18/04), Murici e Igreja Nova (19/04), Água Branca e Santana do Ipanema (20/04). A diretoria da FETAG/AL esteve presente nos eventos de lançamento através de Givaldo Teles, presidente; Leonardo Correia, vice-presidente e secretário de política agrária e meio ambiente; Raquel Braz, secretária de mulheres; Genivaldo Oliveira, secretário de administração e finanças; Rilda Alves, secretária de políticas sociais; Robério Oliveira, secretário de formação e organização sindical; e Elizabete Barboza, secretária de jovens da federação.


Segundo Givaldo Teles, “esta é uma semana muito produtiva nos 04 cantos do estado onde toda diretoria da FETAG-AL participou do lançamento do PAA Estadual juntamente com a Emater, Seagri e governo do estado. Todos juntos a cada dia ajudando nossos agricultores familiares a comercializarem a sua produção agrícola. O objetivo é esse, o foco é esse. Vamos trabalhar que próxima semana promete muito mais”, enfatiza o presidente da FETAG/AL. No lançamento regional que aconteceu na cidade de Palmeira dos Índios, no polo sindical Xucurus, na terça-feira (18), foram contemplados 15 agricultores familiares.

Na quarta (19) em Murici, que pertence ao polo sindical Mata Alagoana, foi realizada a entrega de 19 toneladas de alimentos para 1.300 famílias assistidas pela Secretaria de Assistência Social. Em Igreja Nova, na quarta-feira (19) que pertence ao polo sindical Agreste/Sul foram contemplados 09. Na quinta-feira (20), o lançamento aconteceu nas cidades de Água Branca e Santana do Ipanema nos polos sindicais do Alto e Médio Sertão.

Planta Alagoas

O Governo de Alagoas lançou na terça-feira (25/04), o programa Planta Alagoas 2023, que vai distribuir sementes de milho, feijão, sorgo e arroz para, aproximadamente, 60 mil agricultoras e agricultores familiares de todo o Estado. O evento de lançamento foi realizado no Centro de Convivência Largo Cônego José Bulhões, no município de Santana do Ipanema, às 14h, com a participação do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas.

Para Givaldo Teles, presidente da FETAG/AL, os lançamentos dos programas ligados à produção, distribuição e comercialização de alimentos pelo governo do estado em parceria com a federação fortalecem a Agricultura Familiar. “Tive prazer de representar a FETAG ALAGOAS e as nossas instituições parceiras no Lançamento do Programa de distribuição de sementes ‘Planta Alagoas’ em Santana do Ipanema. Gratidão a Seagri/AL, Emater/AL, governo do estado e aos nossos sindicatos de agricultores familiares”.

Givaldo Teles, presidente da FETAG/AL esteve presente no lançamento regional do PAA na cidade de Palmeira dos Índios.

Serão distribuídas cerca de 1.300 toneladas de sementes selecionadas com alto potencial genético e adaptadas às condições climáticas. Um investimento de R$ 20 milhões da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), com objetivo de incentivar a produção agrícola, fortalecer a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos, além de ter impacto direto na segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas.

Os agricultores cadastrados no programa ‘Planta Alagoas’, entre eles quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária, que se inscreveram de 10 de fevereiro a 2 de março, terão acesso às sementes seguindo um cronograma de entregas a ser disponibilizado pela Seagri. Os centros de distribuição estão localizados nos municípios de Santana do Ipanema, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Matriz de Camaragibe, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo e Marechal Deodoro.

Raquel Braz (Secretária de Mulheres e Elizabete Barbosa (Secretária de Jovens) participam dos eventos de lançamento do PAA Estadual nos polos Mata Alagoana em Murici e Médio Sertão na cidade de Santana do Ipanema