4° ‘Festival Nacional da Juventude Rural’ promove protagonismo da juventude com debate sobre políticas públicas no campo

Nos dias 25 a 27 de Abril, a juventude rural de Alagoas participou do 4° Festival Nacional da Juventude Rural, que aconteceu em Brasília-DF. O evento contou com a presença de aproximadamente 5.000 jovens das diversas regiões do país com suas diversidades e culturas. Após 08 anos de planejamento e um adiamento em 2020 por conta da pandemia, o festival foi realizado no parque da cidade de Brasília.

A delegação da FETAG/AL contou com 175 jovens de todas as regiões do estado, levando sua diversidade e sua cultura. Com o apoio da diretoria da federação, os jovens participaram de várias atividades de debate sobre as políticas no campo, como os painéis de sucessão rural e a conferencia de regional saúde.

Delegação de jovens rurais de Alagoas concentrados na Explanada dos Ministérios após caminhada e ato público. Foto: Janes Souza

A programação do 4º Festival Nacional da Juventude Rural contará com momentos de debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, dezenas de oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios onde serão visibilizadas as reivindicações dos/as jovens do campo, da floresta e das águas. É o momento em que a juventude rural mostrará para a sociedade suas demandas, sua cultura, seu entusiasmo e sua vontade de transformar a realidade do País. O evento contará também com uma delegação internacional com jovens representando mais de 20 países para conhecer e trocar experiências.

Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, a secretária de Jovens da CONTAG disse que a juventude rural defende a maior participação política da juventude, assim como a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo e pela reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.

O Festival é uma grande ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, pressão política, mobilização, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos/as jovens e também de troca de experiências. A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em especial da Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiados e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Evandro Pinto e Julyane Célida, jovens rurais da delegação de Alagoas animam a abertura do 4o Festival Nacional da Juventude

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles contou com a participação de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil e trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

O QUE É O FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL?

O Festival é uma grande ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, pressão política, mobilização, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos/as jovens e também de troca de experiências.

A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em especial da Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiados e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles contou com a participação de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil e trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, por exemplo. 

PROGRAMAÇÃO DO 4º FESTIVAL

Nos dias 25 e 26 de abril, a programação será totalmente realizada dentro do Pavilhão e na área externa, com várias tendas. A abertura está prevista para 14h30. Às 17h30 será o início da Mostra de Saberes e Sabores da Juventude Rural e Troca de Sementes.

No segundo dia (26), a programação contará com várias atividades simultâneas, entre painéis, oficinas, roda de conversa, apresentações culturais, Sessão Solene na Câmara dos Deputados entre outros momentos. Já no terceiro e último dia acontecerá a tradicional caminhada da juventude rural em direção à Esplanada dos Ministérios.

PAUTA DA JUVENTUDE RURAL DA CONTAG

A Pauta da Juventude Rural da CONTAG conta com propostas organizadas em seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer.

O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural realizados pela CONTAG entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

A pauta com as propostas da juventude rural foi entregue ao governo federal no dia 30 de março. O documento foi entregue oficialmente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e aos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República). As negociações com o governo federal já estão acontecendo e a expectativa da CONTAG é que o anúncio com respostas aos pedidos dos/as jovens do campo, floresta e águas aconteça durante o 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

(Com a colaboração da Ascom Contag)

Delegação de Alagoas na caminhada pela Explanada dos Ministérios