1° ‘Festival da Terceira Idade Rural’ promove inclusão, conhecimento e diversão para os idosos e idosas rurais

Na manhã da terça-feira(11/04) a FETAG/AL iniciou o 1° Festival Estadual da Terceira Idade Rural no Centro Social da federação. O festival começa no dia 11/04
(terça)e vai até quinta-feira, dia 13/04 e conta com mais de 60 idosos e idosas rurais de todos os pólos sindicais da FETAG/AL presentes no evento. Na abertura do evento foram feitas várias homenagens a personalidades que fizeram história no Movimento Sindical Rural de Alagoas.

Sr. Antônio Vitorino, ex-presidente da FETAG-AL; D. Maria do Ó, ex- Secretária Geral da FETAG/AL; Sr. Pedro Lúcio, ex-secretário da Terceira Idade; e Sr. João Raimundo, do STTR de Piranhas receberam da diretoria da federação uma placa de homenagem por seu papel relevante na luta de constituição do Movimento Sindical Rural em Alagoas.

Sr. Antônio Vitorino, ex-presidente da FETAG/AL recebe placa de homenagem de Genivaldo Oliveira, atual secretário de administração e finanças da federação

Nos dias do 1°Festival Estadual da Terceira Idade da FETAG/AL também acontecerá palestras sobre a saúde do homem e da mulher, além de torneios recreativos e noite dançante para animar e fortalecer os laços de participação e integração da terceira idade dentro e fora do Movimento Sindical Rural.

Na tarde do primeiro dia, os idosos e idosas rurais participaram de uma roda de conversa com especialistas em saúde do homem e da mulher. Na palestra sobre a saúde do homem, realizada pelo médico e professor Dr. Fábio Teixeira Monteiro, os idosos puderam compartilhar suas realidades na roça e também tirar dúvidas sobre a prevenção de várias doenças que atingem o público masculino da terceira idade como diabetes, hipertensão, impotência, osteoporose, câncer de próstata, além de esclarecer os ‘tabus’ sobre o exame do ‘toque retal’ e alguns cuidados com a alimentação e atividade física no dia a dia.

Já na sala que tratou dos cuidados da saúde feminina com as idosas rurais, as palestras foram realizadas por Inês Brandão (Sesau) sobre o combate a violência na terceira idade, sobretudo em relação às mulheres, a legislação que existe, como o Estatuto da Terceira Idade e a lei Maria da Penha e a partir disto, como buscar ajuda e também ajudar outras mulheres e também outras idosas a conquistar e defender seus direitos.

Carla Sunka (Sesau) dialogou com as mulheres sobre as questões relacionadas à saúde da mulher na terceira idade e de como prevenir doenças e ter uma qualidade de vida melhor no campo. Apesar dos avanços da medicina, as mulheres ainda não tem acesso aos exames básicos e a medicação para tratar doenças simples como diabetes e hipertensão e em especial as mulheres que moram na zona rural, distantes dos centros urbanos. Após as palestras foram realizados sorteios com todos os participantes.

Na noite do 1o Festival Estadual da Terceira Idade os idosos e idosas rurais caíram no forró com muita animação e alegria (foto: Mariana Taise)

A noite do festival foi de festa e alegria com a apresentação cultural do artista pernambucano ‘Edu Bonecos’ que dançava com bonecos e fez a alegria dos idosos e
idosas rurais. Além desta apresentação cultural teve também um concurso de dança entre os participantes, que animou a noite e que contou com entrega de troféu e medalha para os ganhadores.

Na quarta (13) aconteceu uma palestra com a Dra. Araceli Moura, da comissão da Pessoa Idosa da OAB/AL que dialogou com idosos e idosas rurais sobre os direitos da pessoa idosa e o estatuto da pessoa idosa. No diálogo, os idosos e idosas rurais puderam tirar dúvidas sobre seus direitos e também sobre a aplicação do Estatuto da Pessoa Idosa no dia a dia, como para a aquisição de aposentadoria rural ou a da gratuidade em viagens interestaduais, intermunicipais e estaduais.

Na quarta-feira, (12) foi apresentado para os participantes uma exposição com fotografias em preto e branco sobre a história do MSTTR/AL para que os participantes pudessem visualizar a história da FETAG/AL e também a construção e fundação de vários sindicatos de trabalhadores rurais nos municípios de Alagoas nas décadas
de 60 e 70, quando a federação ainda se chamava – FETRAL – Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas. A exposição fotográfica bem como a realização
do 1º Festival Estadual da Terceira Idade abrem as comemorações dos 60 anos da FETAG/AL, cuja data de fundação é 10 de dezembro de 1963.

Ainda na quarta-feira aconteceu uma oficina de biodança ministrada por Fabrícia Oliveira (Sesau) que ajudou os idosos e dosas rurais no desenvolvimento corporal e também no relacionamento interpessoal entre eles e o mundo. Ao final do evento ainda foram realizados vários sorteios entre os participantes com presentes diversos entre produtos de uso pessoal eletrodomésticos e vestuário, trazendo mais alegria e descontração entre os idosos e idosas que participaram do festival.

D. Maria do Ó, segunda mulher a ocupar um cargo na diretoria executiva da FETAG/AL.