FETAG/AL reúne dirigentes sindicais em Plenária Estadual para debater documento-base da 6ª Plenária Nacional do MSTTR

Nesta quarta (21), a FETAG/AL reuniu dirigentes sindicais para fazer um debate sobre o documento-base em preparação para a 6ª Plenária Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro de 2023.

Para a realização do estudo, a FETAG/AL mobilizou 90 dirigentes sindicais para participar de um Conselho Deliberativo Estadual, que serviu para debater o caderno de debates da Contag e também escolher os/as 10 delegados/delegadas que representarão a federação na 6ª Plenária Nacional em novembro. Compareceram 40 sindicatos dos 06 pólos sindicais.

Todos os 10 diretores/diretoras da FETAG/AL estavam presente no evento que contou com a de Edjane Rodrigues, secretária de políticas sociais da Contag. Na abertura, os diretores e diretoras da FETAG/AL fizeram sua saudação e também uma breve explanação sobre a realidade de cada secretaria no estado. Edjane Rodrigues trouxe elementos da conjuntura nacional e da relação da Contag com o INSS e o governo federal.

Coube a Givaldo Teles (presidente) fazer uma conexão entre o que foi dialogado pelos/pelas diretores/diretoras com o contexto estadual e nacional. “Diante do que foi exposto por Edjane,  precisamos refletir que nós mudamos o maquinista deste país, mas não mudamos os trilhos. Temos um congresso [nacional] extremamente conservador e aí está o que o presidente Lula está fazendo para poder governar. Para governar do jeito que a gente quer, tínhamos que trocar os trilhos do parlamento, mas não trocamos”, enfatiza Givaldo Teles.

Em grupos menores, os dirigentes sindicais fizeram uma leitura completa do documento-base da 6ª Plenária Nacional analisando todas as resoluções e elegendo as prioridades dentro do Plano de Lutas do MSTTR para serem apresentadas na 6ª Plenária Nacional.

FETAG/AL: 60 ANOS EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ALAGOAS!!