Em parceria com MDA, FETAG/AL e STTR de Palmeira dos Índios realizam mais uma etapa do Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural

Nos dias 04 a 06/09, a FETAG/AL e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (STTR) de Palmeira dos Índios realizaram mais uma edição do Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural na sede do STTR de Palmeira dos Índios atendendo as demandas das agricultoras familiares da cidade e também dos municípios da região do agreste de Alagoas. Raquel Braz (secretária de mulheres da FETAG/AL) e Leonardo Correia (vice-presidente da FETAG/AL e presidente do STTR de Palmeira dos Índios) representaram a federação neste mutirão.

O mutirão é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que para ser realizado conta com a parceria da FETAG/AL, do STTR de Palmeira dos Índios, da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, da Emater/AL, do Incra/AL, da Semudh e da Funai/AL. Também apoiam e participam desta ação o Projeto Dom Helder Câmara e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Jovem gestante faz coleta de digitais para o primeiro RG.

Em Palmeira dos índios foram realizados mais de 450 atendimentos para as trabalhadoras rurais e agricultoras familiares. Dentre os atendimentos, destacamos a realização de 50 cadastros da agricultura familiar (CAF); 310 expedições de documento de registro geral (RG); 09 expedições de documento de certidão de nascimento; e 12 expedições de documento de cadastro de pessoa física (CPF). Além da expedição de documentos oficiais, o mutirão também ofereceu serviços de corte de cabelo e escova, aferição de pressão arterial e nível de glicemia para os presentes na sede do sindicato.

Para Raquel Braz, secretária de mulheres da FETAG/AL, a realização do mutirão nos municípios atende uma demanda histórica das agricultoras familiares em relação aos documentos básicos e cadastros para ter acesso às políticas públicas da agricultura familiar. “Ir até os municípios com este mutirão, com o ministério [MDA], com a Emater/AL levando direitos para as mulheres e ajudando os nossos sindicatos a estar cada dia mais perto das nossas agricultoras [familiares] é gratificante e fortalece ainda mais a nossa luta por direitos para todas as mulheres do campo”.

Em dezembro de 2023 a FETAG/AL completa 60 anos de atuação em defesa da Agricultura Familiar em Alagoas e luta cotidianamente por melhores condições de vida, de produção e de comercialização para os agricultores e agricultoras familiares do nosso estado.

FETAG/AL: 60 ANOS EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ALAGOAS!!