Marcha das Margaridas: do legado de Margarida Alves à conquista de direitos para as mulheres do campo e da cidade

Com a presença de aproximadamente 100 mil mulheres, a 7ª Marcha das Margaridas foi realizada no dia 16/08 e trouxe reflexões, desafios e direitos para as mulheres do campo. 720 mulheres de Alagoas viajaram para Brasília para marchar e lutar por direitos

Com a participação de 720 mulheres, a delegação das Margaridas de Alagoas viajou por 02 dias em 15 ônibus para participar da 7ª Marcha das Margaridas. Com muita disposição e alegria, as mulheres de todas as regiões do estado ligadas aos nossos sindicatos de agricultores familiares, além de quilombolas e mulheres do movimento social de Alagoas participaram desta marcha que já entrou para a história do Brasil e da América Latina.

Reunidas para a caminhada, as margaridas de alagoas marcharam lado a lado com mulheres e homens de todos os cantos do país em busca de direitos e contra a violência sexista e a discriminação. Apoiada e coordenada pela diretoria da FETAG/AL, as margaridas de Alagoas marcharam do parque da cidade Sara Kubitschek até a explanada dos ministérios com muita alegria e disposição para a luta.

Com o lema “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” a 7ª marcha das Margaridas entra para a história da Contag e da FETAG/AL como a marcha mais marcante para as mulheres e para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores Familiares (MSTTR) de Alagoas. Para a realização deste evento grandioso e histórico, além da mobilização, organização e empenho de toda diretoria e assessoria da FETAG/AL, contamos também com o apoio do governo do estado através da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri – AL).

A diretoria da FETAG/AL esteve presente na organização das ‘Margaridas de Alagoas’ desde a mobilização no estado até a chegada em Brasília para a caminhada histórica (Foto: Jairo Silva)

Para Raquel Braz, secretária de mulheres da FETAG/AL, “a marcha é um movimento em massa onde as mulheres do campo, da cidade e das águas estão reunidas para lutar por seus direitos e contra todo tipo de violência ou discriminação. Nossas pautas foram todas atendidas pelo presidente Lula que fez questão de estar presente no encerramento da nossa marcha que fez história em Brasília e no mundo como um todo. Desde já agradeço de todo coração, pela participação de cada uma e cada um, pois sabemos a grandiosidade da Marcha das Margaridas para o nosso povo do Campo, agora é momento de cobrarmos para que de fato as nossas conquistas cheguem até as Mulheres do Campo para que possamos avançar na luta das Mulheres”.

Representando a diretoria da FETAG/AL estava Givaldo Teles (presidente), Raquel Braz (sec. de Mulheres), Cláudia Pereira (secretária geral), Cícera Gomes (sec. de política agrícola), Robério Oliveira (sec. de formação e organização sindical), Elizabete Barboza (sec. de jovens) e Rilda Alves (sec. de políticas sociais).

As mais de 700 mulheres alagoanas se organizaram para participar da 7a Marcha das Margaridas em Brasília no dia 16/08 (Foto: Jairo Silva)

Participação presidente Lula e diversos ministros do governo marca assinatura de ações do governamentais para as mulheres

 “Os poderosos podem matar uma, duas ou três margaridas, mas jamais poderão impedir a primavera. Mulheres que saíram de tantos cantos do Brasil e do mundo, que viajaram quilômetros e longas horas que somaram sua voz a esse grito de esperança. Que bom estar de mãos dadas com tantas Margaridas na reconstrução do Brasil. A felicidade é ainda maior por poder assinar na frente de todas vocês esses atos que convergem para a autonomia econômica e inclusão produtiva das mulheres. Prioridades decididas por todas vocês, demandas que temos o prazer de atender para que as mulheres possam viver com dignidade, tendo assegurado seus direitos civis, políticos e sociais”.

Com esta saudação, o presidente Lula saudou as mais de 100 mil mulheres presentes na explanada dos ministérios no encerramento da 7ª Marcha das Margaridas que aconteceu no dia 16/08 (quarta) e entre elas, 720 margaridas de Alagoas. Como consequência desta mobilização, que contou com a Contag, suas federações e seus sindicatos junto com 16 entidades nacionais e internacionais, mulheres do campo e também da cidade ampliaram direitos e políticas públicas.

Raquel Braz, secretária de mulheres da FETAG/AL participa da entrega das pautas da marcha das Margaridas para o presidente Lula no encerramento da marcha das Margaridas (Foto: Presidência da República)

Durante a semana pós-marcha, o governo federal seguiu na implementação de políticas de governo que irão trazer benefícios para as agricultoras familiares e para as mulheres em geral. Entre as políticas de governo assinadas pelo presidente Lula no ato de encerramento da marcha e que já estão em curso estão:

– Instituição do Programa Quintais Produtivos para Mulheres Rurais;

– Decreto sobre seleção de famílias e retomada da reforma agrária;

– Instituição da Comissão de Enfrentamento à Violência no Campo;

– Instituição do Grupo de Trabalho Interministerial para o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural;

– Instituição do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para as Mulheres Rurais;

– Instituição do Pacto Nacional de prevenção aos feminicídios;

– Retomada da Política Nacional para os Trabalhadores Rurais Empregados;

– Retomada do programa Bolsa Verde, de apoio à conservação ambiental.

Confira abaixo a participação das mulheres de Alagoas na caminhada histórica da 7a Marcha das Margaridas:

Ascom FETAG/AL.