FETAG/AL: 60 ANOS em Defesa dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Alagoas

FETAG/AL celebra os seus 60 Anos de existência e luta valorizando sua história e festejando com sua base sindical as conquistas da Agricultura Familiar

Neste dia 10 de dezembro a FETAG/AL completa 60 nos de existência, de luta e de mobilização sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais agricultores familiares no estado de Alagoas. Uma grande festa será realizada no dia 20/12 na cidade de Arapiraca para celebrar os 60 anos de luta da federação junto aos agricultores e agricultoras familiares.

Agricultores e Agricultoras Familiares mobilizados pela FETAG/AL participam do ‘Grito da Terra’ no ano de 2015 em Maceió para reivindicar melhores condições de vida no campo (Foto: Acervo FETAG/AL)

Neste dia festivo que será realizado na casa de festas ‘Casa Blanca’, em Arapiraca, a partir das 10h., acontecerão várias homenagens a ex-diretores e ex-diretoras que estiveram presentes desde a fundação da entidade além de convidados e convidadas especiais, autoridades governamentais, parlamentares estaduais e federais e representantes de ministérios em Alagoas. A festa contará com diversas atrações entre elas a “Banda Forrozão das Antigas”, Marujinho Vip, Vitória Gouveia, Rosy Lima e DJ Frank Invader. 

Neste ano de comemoração, a FETAG/AL participou de forma destacada no 4º Festival Nacional da Juventude Rural e na 7ª Marcha das Margaridas que aconteceram em Brasília (DF). Graças a articulação política da diretoria com o governo do estado através da Seagri, esta parceria garantiu a presença de 190 jovens rurais (no festival nacional de juventude) e quase 1.000 mulheres na Marcha das Margaridas.

Um pouco da nossa história…

A luta da FETAG/AL começou lá na década de 60, em 1963, com a mobilização de 12 sindicatos de trabalhadores rurais representando cerca de 50 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de Alagoas que criaram e registraram a federação dos Trabalhadores Rurais (FETRAL). O seu reconhecimento oficial junto ao Ministério do Trabalho como entidade sindical ocorreu em 19 de março de 1964. Em 26 de fevereiro de 1971 passou a se chamar Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL). Seu primeiro presidente foi Manoel Salustiano Lopes, trabalhador rural do município de São José da Lage/AL, que também foi um dos fundadores da federação.

José Benedito, presidente da FETAG/AL na inauguração do Centro Social da federação no dia 04/07/1970. (Foto: Acervo FETAG/AL)

Ao longo dos anos a federação vem avançando as conquistas e os direitos trabalhistas e previdenciários dos assalariados e assalariadas rurais alagoanos, tornando-se referência nas principais lutas do povo alagoano. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTR) conquistou a igualdade de direitos para rurais e urbanos, além da inclusão dos rurais no regime geral da previdência. Destaque-se, em especial, os Grito da Terra Alagoas de 2003 e 2007, que mobilizou mais de 10 mil pessoas por todo o estado, trazendo aproximadamente 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais a Maceió, a frente da sede do Governo Estadual, na praça dos martírios, reivindicar a implementação de políticas mínimas, necessárias ao desenvolvimento da categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

No ano de 2020 a pandemia mundial de Covid-19 fez com que a FETAG/AL paralisasse suas atividades presenciais adotando o trabalho remoto (home Office) em suas dependências e também nos seus sindicatos filiados, somente retomando os trabalhos presenciais de formação e articulação sindical em 2021 com o avanço da vacinação da população em Alagoas.

Em 2021 foram retomadas a realização das edições da Feira da Agricultura familiar a partir de setembro, e realizado, ainda de forma híbrida (presencial e on-line) o 6º Congresso Estadual do Movimento Sindical Rural de Alagoas, com a reeleição de Givaldo Teles para a presidência da entidade para um mandato de 04 anos (2022-2026).

Diretoria da FETAG/AL em audiência oficial com o governador Paulo Dantas agradece o apoio para a participação dos jovens e mulheres rurais no 4o Festival nacional da Juventude Rural e na 7a Marcha das Margaridas em 11/10/2023. (Foto: Jairo Silva)

No dia 11/10 a diretoria da FETAG/AL se reuniu com o governador Paulo Dantas para discutir ações para fortalecer a agricultura familiar. Junto com a diretoria estavam representantes da comissão estadual de de mulheres e da comissão estadual de jovens da federação. Na pauta, temas como crédito, assistência técnica, infraestrutura e políticas públicas. Na oportunidade, a FETAG/AL presenteou o governador com uma belíssima cesta de produtos oriundos da Agricultura Familiar de Alagoas.

Givaldo Teles, presidente da FETAG/AL, agradeceu o apoio do governador para a participação de delegações de agricultores e agricultoras familiares de Alagoas em eventos nacionais: jovens rurais no 4o Festival Nacional da Juventude Rural e as mulheres na 6a Marcha das Margaridas, ambos realizados em Brasília.

FETAG/AL: 60 ANOS EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ALAGOAS!!

Serviço:

  • Festa dos 60 ANOS da FETAG/AL

– Onde? Casa Blanca Festas e Eventos (Rod. Dr. Geraldo Cavalcante Cajueiro,

Km 100  –  Canafistula – Arapiraca – AL)

– Quando? Dia 20/12/2023.

– Horário: 10h.