Fetag-AL marca presença em seminários regionais da juventude

Nos últimos dias 15 e 20, como apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas(Fetag-AL), foram realizados os seminários regionais da juventude nos polossindicais Xucurus e litoral sul, respectivamente, em Quebrangulo e SãoSebastião.

O encontro visou um diálogoe fortalecimento entre os integrantes de cada polo, com a Comissão de Jovens ea Fetag-AL. Em Xucurus, onde houve o primeiro encontro, o seminário foiencabeçado por Davi Araújo, Coordenador de Jovens do polo, com suporte dasecretaria estadual da juventude da Federação.

E entre as pautas discutidasestavam a atual conjuntura da política e economia no país, os próximos passosfundamentais da juventude, a exemplo de participação, mobilização, diálogo coma sociedade. Além de debates sobre o Pronatec, Programa Jovem Saber e PlanoSustentar.

Segundo Davi, esse encontro serve paradebater a organização da juventude nos sindicatos e movimentos sociais. “Essaação é um encaminhamento do Conselho Estadual de Juventude de TrabalhadoresRurais (CEJTTTR), que tem por objetivos fazer um amplo debate sobre os desafiospara consolidar a política pública de juventude rural”, explica. Davi aindaressalta que o grande desafio é fazer com que essas as políticas cheguem à vidados jovens do campo.

De acordo com Mariele Santos, Secretária deJovens da Fetag-AL, a juventude precisa se unir e se inteirar em encontros comoesses para proporcionar debates sobre seus direitos e conquistas. “A juventudeestá indo no caminho certo e precisa se emponderar mais, no sentido deconstruir fortalecimento do nosso projeto político. Que se concretizam nasustentabilidade às políticas públicas, conquistadas pela luta e resistência domovimento sindical”, conclui a secretária.

Os encontros ainda contaram com a presença dedemais presidentes dos sindicatos que compõem os polos e esse mesmo seminário regional,também será realizado nos outros sete polos sindicais do estado, contabilizandoa reunião dos nove polos em defesa da juventude alagoana, a fim de socializaras experiências e dialogar em prol dos direitos conquistados.

O próximo encontro será no dia 06 de junho,no polo do Vale do Mundaú e cada reunião tem como intuito, abordar temaspeculiares aos dos seus polos e centralizar suas discussões no fortalecimentodos movimentos sindicais e no papel da juventude nesses movimentos.