Fetag-AL realiza reunião anual da Comissão Estadual de Jovens Rurais

Nos últimos dias 18 e 19 foirealizado no Centro Social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura doEstado de Alagoas (Fetag-AL), a primeira reunião anual da Comissão Estadual deJovens Rurais.

Entre os presentes estavam osdiretores da Fetag-AL Marielle Santos, Secretária de Jovens; Edjane Rodrigues,Secretária de Mulheres; Rilda Alves, Secretária de Políticas Agrícolas; GivaldoTeles, Secretário de Formação e Organização Sindical e Leonardo Correia,Secretário de Políticas Sociais. Além do vice-presidente e presidente daFederação, Robério Oliveira e Genivaldo Oliveira.

Os assuntos tratados naocasião foram sobre as ações estudais e nacionais da juventude, a atualconjuntura política, as atividades que serão realizadas durante o ano, aparticipação da juventude na segunda plenária nacional da terceira idade – que serárealizada em junho, os seminários regionais da juventude rural, plenária estaduale nacional da juventude e entre demais atividades, além do foco nofortalecimento dos movimentos sociais e organização pelo Plano Sustentar.

Segundo Marielle, o encontroproporcionou uma reflexão e discussão de propostas para a união e planejamentodas organizações sindicais. “A gente discutiu problemáticas do estado, propostaspara alinhar aos polos, aos sindicatos junto a Fetag-AL. Tratamos em como ojovem estará atuando pelos direitos. E alinhamos tudo o que está acontecendo anível nacional e estadual”, explica a secretária de jovens.

No primeiro momento, oencontro, além de tratar de atividades que envolvem a Federação e os Sindicatos,também refletiu sobre a votação na câmara dos deputados sobre o Impeachement da presidente Dilma etratou a conjuntura atual da política brasileira e como esses episódios afetame afetarão as conquistas de direitos.

O encontro contou como umapreparação das bases para os próximos acontecimentos políticos, econômicos esociais, e para os Seminários Regionais da Juventude Rural, atividades a nível nacionale união dos sindicatos em prol dos movimentos e direitos sociais.