Fetag-AL discute propostas para a primeira chamada pública do programa Alimentação Certa

Nesta segunda e terça-feira (29 e 30), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) se reúne com técnicos agrícolas e nutricionistas para discutir as propostas da 1ª chamada pública do programa Alimentação Certa. As reuniões acontecem a partir das 14 horas, no centro social da Fetag-AL.
Na ocasião, a Fetag-AL e os profissionais irão definir questões referentes a estimativas de preço dos alimentos fornecidos pelos agricultores, além das características e qualidade dos produtos cultivados, que devem alimentar milhares de estudantes em todo o estado. Segundo a secretária de Política Agrícola da Fetag-AL, Rilda Alves, o fechamento dessas propostas iniciará o processo para a chamada pública. “Após a reunião com os técnicos, iremos repassar todos os dados para o governo, que utilizará as informações como base para lançar o edital de lançamento”, frisou.
A chamada pública será realizada pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), através das Coordenadorias Regionais de Educação, e terá como foco as cooperativas que representam os agricultores. Após a chamada, a cooperativa que melhor atender aos requisitos do edital será escolhida para fornecer os alimentos para as escolas. “Provavelmelnte, a vencedora será a que apresentar a união entre menor preço e maior qualidade dos produtos”, disse Rilda.
O programa Alimentação Certa foi criado pela Fetag-AL, em parceria com o governo do estado, e tem o objetivo de levar alimentos de qualidade, provenientes da agricultura familiar, para estudantes de escolas públicas estaduais em Alagoas. Além de proporcionar um desenvolvimento saudável para os alunos, o “Alimentação Certa” fortalece a renda do agricultor.
Segundo o projeto, no mínimo 30% da merenda escolar deve ser fornecida pelo trabalhador rural.