Alunos do Ifal em Satuba participam de palestra sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Satuba, assistiram, na tarde de hoje, à palestra sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O evento foi realizado pela Secretaria de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL).

Na oportunidade, a secretária Cícera Miranda, que ministrou a palestra, mostrou que agricultores familiares, além de filhos de trabalhadores e alunos de escolas agrotécnicas podem adquirir propriedades rurais, através do PNCF, para trabalhar na lavoura e utilizar a terra para sua independência. De acordo com o programa, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), agricutores recebem recursos, através de financiamento individual ou coletivo, para adquirir propriedades rurais e desenvolver a agricultura. O programa ainda disponibiliza o financiamento para os agricultores que precisam de assistência técnica na lavoura.

Segundo Cícera, o programa facilita a vida de quem quer investir na produção, mesmo tendo poucos recursos. “Primeiro, os agricultores se organizam para desenvolver a plantação e, depois que eles produzem, é que vão pagar a primeira parcela do financiamento”, frisou.

Para participar do PNCF, os trabalhadores devem ter renda familiar de até R$ 15 mil por ano e comprovar mais de cinco anos de experiência nos últimos 15 anos. O valor máximo do financiamento é de R$ 80 mil, e os juros chegam a 2%, dependendo do beneficiário (agricultor sem terra, que possui pouca terra ou se for estudante).

O PNCF é executado em Alagoas pelo Governo do estado, através do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e da UTE (Unidade Técnica Estadual), responsáveis pela implementação das propostas do programa. Já a coordenação do PNCF em Alagoas é de responsabilidade da Fetag-AL.