Fetag-AL e Iteral discutem melhorias para o PNCF

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) esteve reunida nesta terça-feira com a diretoria do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e da Unidade Técnica Estadual do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Alagoas (PNFC-AL). Na pauta do encontro, a busca de avanços na liberação de novas áreas para a reforma agrária.
O programa, que é coordenado pela Fetag-AL, vem oferecendo condições para que os trabalhadores rurais sem terra possam comprar um imóvel rural por meio de financiamentos tendo uma carência de 30 anos para começar a pagar. 
De acordo com a secretária de Políticas Agrárias da Fetag-AL, Cícera Miranda, mais de três mil famílias já foram assentadas no Estado e já estão produzindo em suas terras. “Estamos buscando agilizar demandas existentes para conseguir liberar novas áreas”, afirmou.
Durante a reunião, o tema mais debatido foi a problemática da estrutural física e de pessoal da UTE. “Como a Unidade é responsável pela operacionalização do PNFC, existe um desafio muito grande em apoiar o processo de inclusão social dos agricultores familiares e contribuir na conquista de terra para o trabalho e produção de alimentos. A UTE possui um papel muito importante dentro do processo e, assim, precisa de mais investimento” explicou Cícera.
Com as ações que vem sendo feitas, mais 70 famílias já estão para receber novos lotes de terra, minimizando invasões e conflitos agrários, que estão cada vez mais crescentes. 
Cícera Miranda ressaltou ainda a importância da coordenação da Fetag-AL no programa visto que faz parte da sua missão defender o interesse de trabalhadores e trabalhadoras que lutam pela terra.
Ainda de acordo com a secretária, no início de agosto, será realizado um encontro com o governador Teotonio Vilela Filho para que sejam apresentadas as demandas levantadas pela equipe que compõe o PNFC.