Diretoria da FETAG/AL se reúne para planejar as ações do ano de 2021

Diretores da federação encontraram-se nos dias 18 e 19/01 para planejar ações do ano de 2021 do movimento sindical rural em Alagoas. Campanha Nacional de Sindicalização ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’ deu o tom do planejamento

Nos dias 18 e 19 de janeiro, a diretoria da Fetag Alagoas esteve reunida para realizar seu planejamento anual e definir as ações e as estratégias que serão desenvolvidas pelo movimento sindical rural no ano de 2021. Uma das demandas debatidas durante os dois dias foi a Campanha Nacional de Sindicalização ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’ que irá levar aos agricultores familiares de todo o estado o papel e a importância do sindicato e do MSTTR.

Encabeçada pela Contag, a Campanha Nacional de Sindicalização ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’ prevê ações em todos os estados brasileiros a fim de ampliar o número de filiados ao sindicalismo rural, sejam agricultores familiares da ativa ou aposentados rurais.

Para a Fetag Alagoas, a campanha marca o processo de aproximação e retomada de ações presencias com o seu público, que são os agricultores familiares. A campanha servirá para dialogar com os agricultores sobre os direitos adquiridos e os serviços prestados pelo sindicato e pela federação.  

Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas, enfatiza que “a campanha dará visibilidade as lutas e as conquistas do movimento sindical rural para a agricultura familiar em Alagoas e em todo país”.

Givaldo Teles, presidente da federação, na coordenação do planejamento da Fetag Alagoas

De acordo com o presidente da federação, “a campanha vai envolver todos os nossos sindicatos filiados, para construir uma agenda em conjunto de divulgação e realização de atividades. Faremos o lançamento da campanha regionalizado, onde estaremos com nossos sindicatos junto dos agricultores e das agricultoras onde eles estão: nas feiras livres, nas comunidades, nas ruas e praças, dialogando sobre a importância do movimento sindical rural para a vida do agricultor e da agricultora familiar do nosso estado”, declara Givaldo Teles.

Uma campanha para todos os públicos da agricultura familiar

A campanha nacional ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’ pretende chegar a todos os agricultores familiares de Alagoas que estão na ativa ou que já estão aposentados. Os materiais de divulgação irão contemplar a realidade da agricultura familiar de Alagoas.

Além da busca por novos associados entre os agricultores e agricultoras familiares, a campanha também pretende chegar aos agricultores familiares já filiados que estão inadimplentes e revalidar autorizações de aposentados rurais.

No material a ser produzido para a divulgação da campanha de sindicalização haverá a informação de todos os serviços ofertados pelo sindicato ao agricultor familiar a exemplo da DAP, do CAR, da Aposentadoria Rural, da Habitação Rural, do ITR entre tantos benefícios conquistados pelo movimento sindical rural e hoje disponibilizados pelos STTRs.

Para Marielle dos Santos Silva, secretária de jovens da federação, “é preciso ouvir as propostas e sugestões que vem dos sindicatos e dos pólos. Construir com eles um cronograma de atividades com metas e ações por pólo e por sindicato. Fazer um levantamento dos jovens, mulheres e terceira idade que podem contribuir no processo das revalidações”.

Já para Robério Oliveira, secretário de políticas agrícolas o momento serve também para a federação refletir sobre sua comunicação. “Este é o momento de ouvirmos nossos agricultores e perceber que meios eles usam se informar. Saber como a mensagem da campanha pode chegar melhor ao nosso público, seja via WhatsApp, seja via rádios comunitárias, seja spot de rádio ou folder impresso”, enfatiza Robério Oliveira.

Diretoria da Fetag Alagoas junto com a assessoria no debate sobre o planejamento da Campanha Nacional de Sindicalização ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’

Contag intensifica campanha ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’ junto às federações

A campanha tem como objetivos fortalecer a representação e representatividade junto aos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical com a categoria a partir da escuta das necessidades dos associados/as e não associados/as e de adoção de novas estratégias de ação sindical.

Entre as estratégias prioritárias da Campanha Nacional de Sindicalização ‘SINDICATOS DE PORTAS ABERTAS’ estão: a atualização dos dados cadastrais dos associados e não associados; fortalecer a política de comunicação da CONTAG e que ela dê visibilidade às experiências exitosas, às lutas e às ações político-sindicais; geração de benefícios e melhorias socioeconômicas para os associados e; aprimoramento do atendimento aos agricultores e agricultoras familiares; realização de processos formativos entre outras.

Cartaz da campanha nacional ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, que coordena com Juraci a Campanha Nacional de Sindicalização, disse que está com grandes expectativas quanto às ações que estão sendo planejadas de forma articulada entre a Confederação, Federações e Sindicatos.

“Estamos com muita energia e disposição! Está sendo uma grande experiência esse diálogo e construção coletiva com as regionais, com os estados e municípios. Todos e todas estão focados na superação dos desafios enfrentados pelo movimento sindical com o atual cenário do país e no fortalecimento do nosso movimento sindical para que ele seja mais organizado, representativo, mais forte e combativo”, destacou Edjane Rodrigues.

Ascom Fetag Alagoas com informações da Contag