Entidades ligadas aos trabalhadores e à agricultura familiar renovam mandato no Conselho Estadual de Saúde de Alagoas – CES/AL

Na terça-feira, (19) foram definidas as vagas das entidades que representam o segmento dos trabalhadores e trabalhadoras que irão fazer parte do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL) para o biênio 2021-2023.

Todas as instituições que se habilitaram para o pleito eleitoral participaram da votação, na sede do Conselho, tendo assim 100% de participação desse segmento. O resultado divulgado na quarta-feira (20) ratificou a presença da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (FETAG/AL) no Conselho Estadual de Saúde de Alagoas.

Para Leonardo Correia, secretário de formação e organização sindical da FETAG/AL, que representará a federação no CES/AL, “a participação da FETAG/AL no Conselho Estadual de Saúde é de extrema importância para defender as políticas de saúde para os agricultores e agricultoras familiares e também os trabalhadores e trabalhadoras de Alagoas. A defesa da saúde no campo é nossa prioridade enquanto entidade que defende a agricultura familiar”.

Leonardo Correia, secretário de organização e formação sindical da FETAG/AL é o representante da federação no CES/AL

Conselho Estadual de Saúde atua diretamente nas políticas de saúde do Estado

De acordo com a LEI Nº 7.400, de 06 de agosto de 2012, que dispõe sobre a finalidade, competência, composição, estrutura e recursos do CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE ALAGOAS – CES/AL, a FETAG/AL integra o segmento ‘entidades congregadas de Sindicatos, Centrais Sindicais, Confederações, Federações de trabalhadores urbanos e rurais’ (Art. 4º, caput III).

O Conselho Estadual de Saúde (CES) é a instância de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. De caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O objetivo do CES é promover estudos, análise, acompanhamento e compatibilização de políticas e programas de interesse para a Saúde. Promover o aprofundamento acerca de temas específicos, produzindo Relatórios/Pareceres, aperfeiçoando a dinâmica de funcionamento do CES/AL.

O Conselho Estadual de Saúde é formado por 80 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundos suplentes, representantes de entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica, entidades de prestadores de serviço, entidades empresariais da área da saúde e governo estadual.

Ascom Fetag Alagoas com informações do CES/AL