Fetag Alagoas entrega segundo prêmio do Fundo de Amparo Social da Contag

Federação e sindicato estiveram presentes na manhã de segunda-feira (10) na casa da agricultora familiar para a entrega do premio do Fundo de Amparo Social a agricultora familiar Antonia Maria dos Santos, de 80 anos

Nesta segunda-feira (10) aconteceu a entrega do prêmio de R$ 500,00 do Fundo de Amparo Social da Contag em Alagoas.  A agricultora Antonia Maria dos Santos, de 80 anos, foi a segunda premiada que recebeu o prêmio das mãos de Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas e da diretoria do STTR de Ouro Branco. Em Alagoas apenas 02 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores Familiares (STTR) dos municípios de Lagoa da Canoa e Ouro Branco aderiram atualmente ao fundo.

Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas e Edjane Rodrigues, secretária geral do STTR de Ouro Branco na entrega do prêmio do Fundo de Amparo Social da Contag

Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas, afirmou na ocasião que “a adesão dos nossos sindicatos ao Fundo de Amparo Social é de extrema importância para os agricultores e agricultoras familiares. Nosso papel é incentivar e motivar os sindicatos a aderirem ao fundo, garantindo assim uma assistência a mais para o agricultor e a agricultora familiar do nosso estado, nos momentos em que eles mais necessitam”, enfatiza Givaldo Teles.

Para Edjane Rodrigues, secretária geral do STTR de Ouro Branco, o sentimento é de gratidão por melhorar a vida dos agricultores familiares. “Pra gente é gratificante saber que de alguma forma estamos melhorando a vida dos sócios. Avaliamos o fundo de amparo um importante instrumento para o movimento sindical, além de fortalecer o movimento ainda contribui com os sócios/as e seus familiares”, enfatiza a dirigente sindical.

Já a agricultora Antonia Maria dos Santos ficou surpresa com a entrega da premiação pela federação e pelo sindicato. “Gostei muito desta novidade, de ter sido beneficiada por este prêmio. O sindicato está de parabéns por esta ação, pois este fundo de amparo é muito importante para os agricultores. Ele [prêmio] veio em boa hora”, declarou a agricultora familiar.

Agricultora familiar Antonia Maria dos Santos, de 80 anos, é a segunda premiada com Fundo de Amparo Social da Contag em Alagoas

Como funciona o Fundo de Amparo Social da Contag?

O Fundo de Amparo Social é mantido com os recursos provenientes das contribuições sociais, de aposentados ou não, e é administrado por um Conselho Gestor, formado por membros da CONTAG e das Federações. E essa gestão do Fundo é feita levando em consideração estudos e projeções atuariais para sua sustentabilidade de curto, médio e longo prazos.

Para fazer a adesão ao Fundo de Amparo, basta que os Sindicatos e as Federações filiadas aprovem, respectivamente, em Assembléia e no Conselho Deliberativo sua adesão e concordância com as Diretrizes do Fundo especificadas na Resolução 005/2017 do Conselho Deliberativo Ampliado da CONTAG.Depois é só entrar no SisCONTAG, que é o Sistema de Gestão, e acessar no Menu Fundo de Amparo para encontrar todas as informações necessárias para participar.

“O Fundo de Amparo Social é uma importante iniciativa do nosso Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG) que visa o bem-estar dos nossos associados e associadas e também a sustentabilidade político-financeira das nossas entidades. Portanto, fica aqui o nosso convite para que os Sindicatos e Federações façam a adesão e ofereçam esse importante serviço de amparo social às sócias e sócios. Juntos somos mais fortes!”, apontou Juraci Souto, secretário de finanças e administração da Contag.

Ascom Fetag Alagoas