Agricultura familiar em AL é fortalecida com compra de novas áreas pelo PNCF

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) informou que foi realizado por intermédio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do governo federal a compra de quatro novas propriedades rurais em Alagoas.
A aquisição das áreas, que estão localizadas nos municípios de Viçosa, Branquinha, Olho d’Água das Flores e Maravilha, foi aprovada pelo Conselho Estadual da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária. 
A Fetag-AL participa do colegiado paritário vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. O conselho é composto por 24 representantes, entre eles, 12 do poder público e 12 da sociedade civil. 
“Além do lote, as 45 famílias de agricultores familiares beneficiadas irão receber recursos para custeio e habitação. Mas, existem mais cinco propriedades que também estão sendo negociadas pelo PNCF”, informou Cícera Miranda, secretária de Políticas Agrárias da Federação, afirmando que a entrega das propriedades cuja compra já foi autorizada, deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
Para participar do programa, as famílias beneficiadas passaram por um processo de seleção realizado pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) para atender as normas do PNCF. Para participar do processo, tanto o agricultor quanto o proprietário do imóvel, devem estar com a documentação em dia e a situação da área devidamente regularizada. 
Para facilitar o entendimento e incentivar novas ações do programa em Alagoas, a Fetag-AL realizou capacitações junto aos agricultores familiares do Estado sobre o funcionamento do PNCF, tirando dúvidas dos agricultores famílias interessados.