Políticas Agrárias apresenta reivindicações para o Grito da Terra Alagoas

A secretária de Políticas Agrárias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Cícera Miranda, informou que foram incluídas na pauta do Grito da Terra Alagoas/2013 duas propostas importantes na defesa do homem do campo.
A primeira, segundo ela, trata da reestruturação da Unidade Técnica Estadual (UTE) que se encontra instalada no Iteral. “São ações urgentes estruturantes tanto na parte física, quanto de pessoal. A unidade é responsável pela execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em Alagoas”, ressaltou Miranda, lembrando que a Fetag-AL opera como coordenadora do PNCF no Estado.
A segunda demanda aborda a utilização do Canal do Sertão. Na proposta, a Federação destaca a necessidade de se atender melhor a demanda por água dos agricultores que estão situados as margens do canal. “Neste item, queremos que o agricultor familiar tenha prioridade e uma atenção especial neste processo por parte do governo estadual”, afirmou a secretária.
A pauta com demais propostas da Federação – contendo propostas relacionados a educação, segurança e saúde, além de assistência técnica – será entregue pelo presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira, ao governador Teotonio Vilela Filho. A data da reunião ainda não foi definida. Caso o canal de negociação com o governo não dê resultados, a entidade não descarta a possibilidade de realizar um ato público em Maceió reunindo centenas de trabalhadores rurais de Alagoas.