Mutirão da Fetag-AL renegocia dívidas do PNCF

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), por intermédio da Secretaria de Políticas Agrárias, realizou uma série de mutirões com assentados rurais interessados em participar do processo de renegociação de dívidas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A mobilização, que teve início em janeiro após a publicação da Resolução do Banco Central, percorreu os municípios polo do Estado, sendo encerrada em março passado.
A mobilização da Fetag-AL atendeu assentados existentes em 28 municípios. “Nas regiões onde existem assentamentos, foi feita a mobilização. Conseguimos atingir praticamente 100% dos assentados. O programa Crédito Fundiário é um complemento da reforma agrária”, destacou a secretária de Políticas Agrárias da Fetag-AL, Cícera Miranda, afirmando que Alagoas conta com três mil famílias assentadas pelo PNCF.
Além da publicação da Resolução, que facilitou a renegociação das dívidas com juros mais baixos, entre outros atrativos, a Fetag-AL informou ainda que outra Resolução do Banco Central também beneficiou as famílias assentadas pelo PNCF que agora poderão abrir processo para a individualização dos débitos. 
“O PNCF era realizado em grupo. Como a dívida era coletiva, acabava gerando problemas no pagamento. Se em um grupo de dez assentados, um não tivesse condições de quitar a parcela, o débito não poderia ser pago. Com a individualização, cada um fica responsável pela sua própria dívida. É uma forma de também reduzir a inadimplência”, esclareceu a secretária da Federação.
Segundo Cícera Miranda, a partir de abril todos os novos processos do PNCF serão individualizados. “Uma associação ainda deve ser formada para conduzir o processo, mas a dívida será individualizada”, finalizou.