Trabalhadoras alagoanas participam da Marcha das Margaridas 2011

Uma comitiva formada por 280 mulheres trabalhadoras rurais dos 102 municípios alagoanos participa, no próximo dia 17, da Marcha das Margaridas, em Brasília. O evento, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) reivindica propostas para o desenvolvimento sustentável no campo com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

O grupo de Alagoas segue de ônibus até Brasília, sendo coordenado pela Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL). O evento da Contag pretende reunir mais de 100 mil mulheres no Distrito Federal.

As atividades da Marcha têm início no dia 16, no Parque das Cidades – Expobrasília, AA partir das 14 horas, com apresentação de painéis de debates com os seguintes temas: biodiversidade; terra; água e agroecologia; soberania e segurança alimentar; sexualidade e violência, além de saúde e direitos reprodutivos e democracia. A programação segue durante a noite com apresentações artísticas e shows com Margareth Menezes e as Loucas de Pedras Lilás.

Já no dia 17, dia da Marcha, a partir das 7 horas, está prevista uma caminhada até a Esplanada dos Ministérios, onde será realizado um ato público com a participação de mulheres trabalhadoras rurais de todo o país.

À tarde, uma comissão de mulheres participará de uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. Na oportunidade, serão apresentadas as propostas e reivindicações das margaridas de todo o Brasil para melhoria das condições de trabalho no campo.