Givaldo Teles (pres. da Fetag/AL) e os executivos Carlos Humberto Guimarães e Sergio Manoel Miranda da Equatorial Energia Alagoas

‘TARIFA RURAL’: FETAG ALAGOAS RETOMA PARCERIA COM EQUATORIAL ENERGIA PARA CONTINUIDADE DO PROGRAMA

Givaldo Teles (pres. da Fetag/AL) e os executivos Carlos Humberto Guimarães e Sergio Manoel Miranda da Equatorial Energia Alagoas

Programa poderá beneficiar 125 mil famílias do meio rural em Alagoas. Sistema informatizado de cadastro dos beneficiários está em fase de teste pela Equatorial e em breve poderá ser utilizado para inscrição de beneficiários através do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores Familiares (STTR) municipais

Iniciado em 2019, a parceria entre a Fetag Alagoas e a Equatorial Energia Alagoas para desenvolver o programa social intitulado ‘Tarifa Rural’, que dá desconto de até 24% na conta de energia do agricultor e da agricultora familiar em Alagoas, foi retomado neste mês de setembro.

Numa reunião entre Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas com Carlos Humberto Guimarães, gerente de relacionamento com o cliente, e Sergio Manoel Miranda, executivo de relações institucionais da Equatorial Energia Alagoas, a parceria foi retomada e será reativada para que este benefício chegue ao agricultor e a agricultora familiar.

Segundo informações da própria Equatorial Energia Alagoas, a empresa disponibiliza 121 mil cadastros para este tipo de benefício, porém, no banco de dados existem apenas 29 mil beneficiários cadastrados no programa ‘Tarifa Rural’. “Nossa meta é que a parceira com a Fetag Alagoas faça com que o Tarifa Rural possa chegar até o agricultor familiar alagoano que precisa deste benefício”, aponta Sergio Manoel Miranda.

Fetag Alagoas trabalha para melhorar a vida do agricultor familiar

Em 01/07/20, a tarifa de energia em Alagoas teve um reajuste de 9,4% autorizado pela Aneel, que impactou diretamente na vida e no orçamento dos agricultores e agricultoras familiares.

Para Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas, esta parceria entre a Fetag e a Equatorial Alagoas leva um enorme benefício para o agricultor e a agricultora familiar: o direito a uma vida melhor. O desconto na tarifa energética, poderá proporcionar ao agricultor e a agricultora familiar uma economia no orçamento, e com isso, uma alimentação mais segura e com mais segurança.

Segundo Givaldo Teles, “dar continuidade ao programa Tarifa Rural significa colocar mais comida na mesa de cada agricultor familiar. Ao aderir ao programa Tarifa Rural, o agricultor e a agricultora terão um desconto percentual de 24% na sua conta de energia. Se o agricultor paga hoje R$ 100,00 de energia e passa a pagar R$ 76,00, significa que estaremos aumentando a alimentação daquela família. Isso para nós é fundamental”, declara Givaldo Teles.

Sindicatos irão cadastrar agricultor diretamente no sistema da Equatorial Alagoas

Nesta retomada do programa ‘Tarifa Rural’, a Equatorial Alagoas irá disponibilizar para os STTRs um sistema de cadastro online para que o sindicato possa cadastrar diretamente os beneficiários no sistema da Equatorial, através de um login e senha próprios.

“Estamos trabalhando para que o sistema possa estar disponível para os sindicatos até sexta-feira (18). Haverá um contrato de parceria entre a Equatorial Alagoas e os sindicatos para o cadastramento dos agricultores familiares. Os sindicatos filiados da Fetag Alagoas receberam um login e senha para entrar no sistema e cadastrar o agricultor e agricultura familiar”, informa Carlos Humberto Guimarães.

A Fetag Alagoas irá analisar este contrato de parceria entre a Equatorial Alagoas e os sindicatos para o funcionamento deste programa e marcará uma reunião virtual com todos os presidentes dos STTRs para repassar as informações de funcionamento do ‘Tarifa Rural’.

Ascom Fetag Alagoas.