PARCERIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA ENTRE FETAG/AL E SENAR/AL CHEGA ÀS COMUNIDADES

Agricultores e agricultoras familiares do município de Olho d’Água das Flores mobilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (STTR) receberam a primeira visita técnica da parceria Fetag/AL e Senar/AL no projeto de assistência técnica e extensão rural. Em agosto, os agricultores familiares foram mobilizados pelo sindicato para identificar os participantes.

Os 30 agricultores e agricultoras familiares que formam o grupo são das comunidades de Camaratuba, Minador, Andresa, Pedrão, Areias Branca, Garapa e Guarani. Nos dias 4 a 7 de setembro, Maria das Neves da Silva Souza, presidente do STTR de Olho D’ Água das Flores, Sivaldo Silva Farias, secretário de formação, Magda Bezerra Alves, colaboradora e Rafael Manoel Antônio, técnico do Senar/AL, visitaram os beneficiários que receberão a assistência técnica.

Maria das Neves, presidente do sindicato, conta que este primeiro momento foi de mobilizar a comunidade para receber a assessoria técnica. “Agora o momento é do agricultor, que está no campo, receber os técnicos e falar sobre seu dia a dia e sua produção. É mais uma conquista para nossa agricultura familiar, é fortalecer a nossa base, trazendo mais conhecimento para eles”, destaca a presidente do sindicato.


Rafael Manoel (técnico) na visita às comunidades do município de Olho D’Água das Flores.

Agricultores poderão diversificar cultura agrícola

De acordo com Rafael Manoel Antônio, este primeiro momento de visitas é para a realização do cadastro dos agricultores e agricultoras familiares no sistema Sisateg e explicar o tempo de duração da assessoria, que é de 24 meses.

“Nosso primeiro contato é para conversar com o agricultor para fazer o cadastro e verificar a cultura que ele já desenvolve e se gostaria ou tem um projeto de ter uma nova cultura. Queremos saber quais são os maiores desafios do agricultor familiar”, aponta Rafael Antônio.


Rafael Manoel em contato com agricultor familiar na comunidade

Assistência técnica é fundamental para o agricultor familiar

Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas, destaca que a parceria com o Senar/AL irá beneficiar o agricultor e a agricultora familiar que está lá na ponta, produzindo o alimento sustentável e que precisa do apoio da federação. “Nosso papel é defender o agricultor e a agricultora familiar, que passam por dificuldades devido a pandemia e que lutam para produzir alimentos para a população. Nós esperamos que esta parceria melhore ainda mais a vida e a produção dos nossos agricultores familiares”, enfatiza Givaldo Teles.

Para Robério Oliveira, Secretário de Políticas Agrícolas, a parceria entre Fetag/AL e Senar/AL para desenvolver este processo de assistência técnica e extensão rural, é muito importante e essencial neste momento. “Esta parceria com o Senar/AL potencializa as ações de apoio e de capacitação da federação junto aos agricultores e agricultoras familiares acompanhados pela Fetag em Alagoas. Com estes conhecimentos e estas informações, o agricultor e a agricultora familiar poderão melhorar e diversificar sua produção”.

Em recente pesquisa divulgada pelo IBGE através do Censo Agropecuário 2017, apenas 8% dos agricultores familiares afirmaram ter acesso a assistência técnica. Um dos motivos apontados para o índice ser tão baixo são as restrições fiscais dos estados, agravadas com a recessão em 2015 e 2016.

Junto com as restrições, há uma queda no orçamento federal que é destinado ao financiamento de chamadas públicas da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), onde muitas entidades estaduais e nacionais tinham esta modalidade como uma fonte expressiva de recursos.

FONTE: Ascom Fetag Alagoas.