STTR de Palmeira alerta para seca na região

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (STTR) de Palmeira dos Índios e coordenador do Polo Sindical Xucurus, Leonardo Correia, declarou que a falta de chuva na região mudou o cenário do agreste alagoano, que sofre com os efeitos da seca.
“Não existe mais diferença entre as regiões agreste e sertão de Alagoas. A situação é crítica para os agricultores familiares. Falta água para o gado e para o consumo das famílias. No começo, a preocupação era com os animais, agora o problema se estende também as pessoas”, afirmou o líder sindical.
“Está tudo seco e o gado só sobrevive do bagaço da cana que vem da região canavieira do Estado. As famílias estão no limite. A perda do rebanho é muito grande”, reforçou o presidente do STTR de Palmeira dos Índios.
Segundo ele, outra fonte para alimentar o gado tem sido o milho via Conab, onde o agricultor compra a semente de acordo com a quantidade de animais existentes na propriedade. 
“Só na região de Palmeira, existem cadastradas no programa de aquisição de milho da Conab mais de 5,7 mil pessoas. Com a demanda elevada, deste total, 1,6 mil estão sendo atendidos pela gerência regional de Santana do Ipanema. Vale destacar que no começo eram só 40 agricultores inscritos”, finalizou o presidente do STTR.