Reunião com INSS aborda melhorias para atendimento aos Agricultores Familiares

Aconteceu nesta terça-feira (01) uma reunião virtual entre a Contag, as federações de trabalhadores agricultores familiares da região nordeste e a Superintendência Regional do INSS. O debate principal da reunião se deu em torno do convênio nacional que existe entre a Contag e o INSS. As federações trouxeram para a reunião as demandas dos sindicatos em relação aos processos encaminhados ao INSS dos agricultores familiares.

Com a participação de secretárias de políticas sociais de todas as federações de trabalhadores agricultores familiares do Nordeste e técnicos da superintendência regional do INSS a reunião virtual também serviu como troca de experiências de diálogo para resolução de pendências.

Em sua fala, Rilda Alves, secretária de políticas sociais, destacou que as reuniões do ‘Grupo de Trabalho’, (GT) formado por membros da superintendência do INSS/AL, federação e sindicatos, têm ajudado a avançar nas demandas dos agricultores familiares em relação aos benefícios previdenciários. “As reuniões do GT ajudaram os técnicos que assumiram agora o trabalho no INSS/AL a entender como funciona este convênio nacional do INSS Digital entre Contag e o INSS”, destaca a dirigente sindical.

“Outro ponto que avançamos no GT foi à questão da capacitação com o INSS Alagoas sobre os procedimentos do convenio INSS Digital junto aos nossos sindicatos para termos um entendimento mais unificado com relação às ações”.

Já Edjane Rodrigues, secretária de políticas sociais da Contag, aponta para a importância da realização destas reuniões regionais e dos avanços que foram adquiridos a partir destes encontros virtuais. Segundo Edjane, “é preciso ampliar os canais de contato entre federações, Contag e INSS”.

“Somente aqui na regional Nordeste já realizamos 02 reuniões com a superintendência e isto é muito importante para trazer as demandas dos nossos sindicatos e dialogar na busca de soluções. A Contag irá acompanhar e demandar as questões levantadas pelos STTRs e federações e enviar p o INSS. Estamos aqui para ser parceiros de vocês [INSS]”, destaca a dirigente da Contag.

 Para Ângela Silva, presidenta da FETAEMA, “é importante ter este espaço de debate, pois ajuda na resolução dos problemas dos agricultores familiares através dos STTRs que estão no convênio e atuam nos municípios. Quanto mais diálogo, mais soluções teremos para resolver os problemas”. 

Superintendência Regional do INSS se coloca á disposição do MSTTR

Segundo Marcos de Brito, Superintendente Regional Nordeste do INSS, os gerentes executivos têm poder para resolver pequenas questões locais e encaminhar processos locais. “Seria desumano vir demandas locais para a superintendência regional. Temos hoje 23 gerencias executivas localizadas na região nordeste principalmente para tratar sobre agendamento e beneficio de um caso de um município especifico lá de Sobral [CE]. A representação do INSS lá naquela região é a gerência executiva. Todos precisam ter em mãos o acordo [convênio] entre o INSS e as entidades”, destacou o superintendente regional.

Já Simone Tenório, Técnica do seguro social da divisão de atendimento da Superintendência Nordeste, para o INSS há total interesse e disponibilidade para a resolução das pendências através das gerências regionais. “Como eu coloquei anteriormente por e-mail nós somos parceiros com objetivo em comum que é atender bem o usuário, principalmente estes que estão mais longe. Vocês são estes parceiros que estão diminuindo distancias e permitindo que os direitos sejam reconhecidos”, ressalta a técnica do INSS.

Ao final da reunião foi ressaltada a importância da realização destes encontros, mesmo que virtuais, para aproximar as diversas instancias do MSTTR que participam do convenio nacional e o INSS para garantir os direitos previdenciários aos agricultores familiares.

Ascom FETAG/AL