Diretoria da FETAG/AL dialoga com sindicatos do pólo Mata Alagoana sobre campanha sindical e congresso estadual do MSTTR

Nesta terça-feira (18) aconteceu uma reunião entre a diretoria da FETAG/AL e os dirigentes sindicais do pólo Mata Alagoana que serviu para discutir sobre os encaminhamentos referentes ao 6º Congresso Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do estado de Alagoas (MSTTR/AL), que acontecerá em dezembro de 2021.

Representando a diretoria da federação estiveram presentes Givaldo Teles, presidente da federação; Genivaldo Oliveira, diretor administrativo-financeiro; Rilda Alves, secretária de políticas sociais; Leonardo Correia, secretário de formação e organização sindical; Raquel Braz, secretária de mulheres; e Claudia Pereira, secretária geral.

Na reunião presencial, que buscou atender e respeitar todas as normas sanitárias vigentes em Alagoas, também foi abordado outros temas como o convênio Contag – FETAG/AL com o INSS e a campanha sindical “Sindicato de Portas Abertas”.

Na abertura da reunião Givaldo Teles, presidente da federação, enfatizou a importância da diretoria da FEATG/AL estar promovendo as reuniões por pólo para ouvir e dialogar com os sindicatos, voltando-se para sua atividade-fim que é acompanhar e dar apoio aos STTR’s da agricultura familiar de Alagoas. “Este é o momento que a diretoria da FETAG/AL buscar dialogar com a base para conhecer suas demandas e também construirmos juntos os caminhos a serem seguidos pelo movimento”.

Segundo Givaldo Teles haverá uma reunião do conselho deliberativo da federação, ainda no mês de maio, para conhecer e também determinar sobre a proposta de realização do Congresso Estadual.

GT do convênio FETAG/AL e INSS/AL avançam em pautas específicas

Após a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) do convênio firmado entre Contag, Fetag/AL e INSS/AL, que aconteceu no dia 12/05, a percepção é de que pautas da agricultura familiar, acompanhadas pela federação, estão avançando. De acordo com Rilda Alves, secretária de políticas sociais, um dos encaminhamentos do GT é de que os STTR’s devem oficializar suas demandas do convenio com o INSS/AL para a federação a fim de buscar a mediação e solução. 

Outra resolução do grupo de trabalho foi desenvolver um processo de capacitação para os STTR’s sobre os procedimentos técnicos, em parceria entre FETAG/AL E INSS/AL. “Nossa missão e compromisso enquanto federação é ajudar os nossos trabalhadores a adquirir e preservar seus direitos”, ressaltou Rilda Alves.

Campanha de sindicalização ‘Sindicato de Portas Abertas’

Também foi dialogado com os dirigentes sindicais sobre a campanha sindical “Sindicato de Portas Abertas” e a mobilização dos agricultores familiares. No processo da campanha desde o mês de fevereiro há diferentes níveis de interação e de inserção de dados no SisContag pelos sindicatos, de acordo com levantamento do setor administrativo da federação.

Para Genivaldo Oliveira, secretário administrativo e financeiro, os dados do pólo sindical sobre os processos de recadastramento de associados e busca de novos sócios indicam que enfrentamos uma conjuntura adversa. “As dificuldades apontadas por vocês aqui, nesta reunião, mostram como o governo [federal] tem trabalhado para prejudicar o movimento sindical no país. Não é por acaso que vocês nos relatam os problemas com a ‘fila única’ do INSS ou a falta de vacinas e a morte de tantos aposentados rurais. Esta é a política deste governo”, enfatizou Genivaldo Oliveira.

Ao final da reunião, foi doado pela diretoria da federação um computador completo para o STTR de Maragogi que enfrenta dificuldades para desenvolver suas atividades sem este tipo de equipamento.

FETAG/AL NA DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ALAGOAS!

Ascom FETAG/AL

Abaixo seguem imagens da reunião: