Mais de 5 mil trabalhadores devem participar do Grito da Terra Alagoas

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) realiza na próxima semana, dia 20 de maio, o Grito da Terra Alagoas (GTA). O movimento, que reivindica melhores condições de trabalho, assistência técnica, saúde, segurança e habitação no campo, terá concentração, a partir das 08 horas, no estacionamento do bairro de Jaraguá.  Segundo estimativa da Federação, mais de cinco mil trabalhadores rurais de Alagoas deverão participar da mobilização que deve percorrer o centro de Maceió. 
O último GTA foi realizado em maio de 2011 levando centenas de trabalhadores com faixas e cartazes até o palácio República dos Palmares onde uma comitiva foi recebida pelo governador Teotonio Vilela Filho.
O movimento, que é coordenado pela Fetag-AL, contará com a participação de todos os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas (STTR). 
Segundo informou o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira, federações de todos os Estados estarão realizando, simultaneamente, também no dia 20, seus respectivos Gritos da Terra. “Já o Grito da Terra Brasil será realizado em Brasília no período de 12 a 22, onde dirigentes sindicais e trabalhadores rurais de todo o país estarão preparando e participando da mobilização nacional”, reforçou.
Alagoas
Uma pauta, contendo as principais reivindicações do movimento sindical rural, foi protocolada pela Fetag-AL, semana passada, junto ao governo estadual. No documento constam pontos como segurança pública, canal do sertão, habitação, entre outros temas, a exemplo da problemática do desemprego no campo.
“Hoje, as famílias que vivem no campo estão sendo obrigados a fechar a portas de suas casas no início da noite. Há roubos e violência que precisam ser combatidos. Este é apenas um dos itens. Temos uma pauta ampla e o governo precisa dar respostas as famílias”, frisou a secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, Rilda Alves.
A programação do dia 20 conta ainda com a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas convocada pelo deputado Ronaldo Medeiros. O evento deve contar, além dos trabalhadores rurais, com a presença de representantes da Caixa, Governo do Estado, INSS, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outros. 
“A presença de todas estas instituições é importante para que eles possam responder a nossa pauta. Dialogamos com o governo do Estado e também com todas as outras instituições. Estamos preparando um Grito da Terra grande. Precisamos dão apoio da sociedade para que nos ajude neste luta. Afinal, o que é consumido nas cidades vem do campo”, reforçou Rilda.