Trabalhadores rurais cobram definição quanto ao uso das águas do canal do sertão

Reunidos em Delmiro Gouveia, sexta-feira passada, 09, trabalhadores do movimento sindical rural do sertão de Alagoas debateram com representantes da Codevasf e do Governo do Estado os critérios de uso das águas do canal do sertão.
O encontro, que foi realizado na sede da COPABAC, contou com a presença de dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e do Colegiado do Alto Sertão de Alagoas e do Território da Cidadania.
“O principal objetivo deste encontro foi o de conhecer como anda as obras do canal do sertão. Há uma angustia muito grande por parte dos agricultores que vivem as margens do canal e que a cada dia não tem a definição de como eles serão beneficiados pela obra hídrica”, afirmou Rilda Alves, secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL.
De acordo com a entidade de classe, o canal irá percorre áreas onde residem mais de 80 famílias de agricultores. “Na seca passada, estas famílias perderam os animais e não tiveram condições de produzir nada. A água do canal do sertão, além do consumo e animal, tem que garantir a produção destes agricultores. Vamos fiscalizar este processo”, declarou a dirigente da Fetag-AL.
Segundo Rilda, a reunião serviu para debater não somente a abrangência social da obra, mas também a temática ambiental do seu uso.
“Afinal, não se pode usufruir da água da qualquer forma. É preciso evitar a degradação do meio ambiente. Temos que usar a água, mas cuidando da vida do rio São Francisco. É preciso preservar o meio ambiente. O canal revona esperanças e mostra que é possível produzir e viver no sertão”, finalizou a dirigente sindical, lembrando que ao final do encontro foi tirado um encaminhamento com os critérios adotados para a execução da obra.