Fetag-AL participa de sessão especial sobre a seca na Assembleia Legislativa

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) participou na manhã desta segunda-feira, 28, de uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Alagoas, que discutiu os efeitos da seca no estado. O debate reuniu secretários de estado, prefeitos, vereadores e diversos representantes da sociedade civil.

O secretário da Terceira Idade da Fetag-AL, Pedro Lúcio Rocha,  representou o presidente Genivaldo Oliveira. Para Pedro Lúcio a iniciativa foi bastante interessante, já que boa parte dos desafios ocasionados pela seca são comuns entre os municípios. “Toda estiagem acompanhamos o sofrimento dos produtores e esses problemas são levados ao poder público. Desta vez, o que queremos, é que as políticas públicas sejam verdadeiramente postas em prática”, declarou Rocha.

O deputado Inácio Loiola, da base do governo, declarou que acredita no desejo do Governo Estado de trabalhar na prevenção a seca. “O problema do semi árido de Alagoas é um problema político, não somente técnico. Temos várias alternativas para diminuir esse impacto e é ouvindo os envolvidos que vamos traçar as soluções. Essa iniciativa é histórica, acredito que poucas Assembleias Legislativas do país tenham feito um debate tão amplo”, destacou Inácio Loiola.

O secretário da Fetag-AL lembrou que as políticas públicas de combate aos efeitos da seca estão na pauta do Grito da Terra Brasil, que acontece essa semana em Brasília. “Já deviam existir iniciativas públicas efetivas e permanentes não só no momento de socorro. As preocupações dos governos são compensatórias e não efetivas. O Governo do Estado deve trabalhar em parceria com o Governo Federal para conquistarmos medidas mais eficientes”, defendeu Pedro Lúcio.