Fetag-AL leva pauta da seca para o GTB 2013

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Genivaldo Oliveira, declarou que na próxima semana será entregue a presidente Dilma Rousseff a pauta de reivindicações do 19º Grito da Terra Brasil (GTB).  A mobilização, que reúne trabalhadores rurais de todo o País, ocorrerá na segunda quinzena de maio.

“Um dos temas que deve puxar a pauta diz respeito à seca que castiga toda os Estados nordestinos e que deve ser a principal reivindicação das federações da região ao governo federal”, afirmou Oliveira.

Segundo ele, as federações do Nordeste vão elaborar um documento sobre os efeitos da estiagem na região, cobrando do governo políticas públicas emergenciais.

“A situação é muito preocupante. Estamos perdendo tudo por conta da estiagem. Se não houver uma política estruturante por parte do governo que ajude o agricultor a enfrentar a seca, as famílias começarão a abandonar o campo. Como ficará a produção de alimentos?”, indagou o presidente da Fetag-AL.

De acordo com ele, a situação se tonou ainda mais alarmante após estudos meteorológicos terem apontado que a estiagem deve perdurar na região nordestina. “Estamos vivendo uma das piores secas dos últimos 40 anos. Estamos preocupados por que as perspectivas não são boas. Esperamos que a nossa bancada federal possa nos ajudar nessa situação tão difícil e delicada por que passa o homem do campo”, reforçou o presidente da Fetag-AL.