FETAG/AL e Equatorial Alagoas assinam Termo de Cooperação do programa “TARIFA RURAL”

Na manhã desta quinta-feira, (02), a diretoria da FETAG/AL e representantes da superintendência técnica operacional da Equatorial Energia Alagoas estiveram reunidos na sede social da federação para assinar o termo técnico de cooperação entre a FETAG/AL e a Equatorial Alagoas, para que a FETAG/AL em conjunto com seus sindicatos filiados, possa operacionalizar um sistema virtual de cadastro de agricultores e agricultoras familiares no programa ‘Tarifa Rural”.

Com uma demanda de 40 mil agricultores e agricultoras familiares para serem atendidos pelo beneficio que pode reduzir em até 24% o valor da conta de energia, a FETAG/AL convidou seus STTRs para participar deste momento celebrativo da assinatura do convênio com a Equatorial.

Respeitando as medidas sanitárias de uso de máscara e distanciamento social, 42 STTRs estiveram presentes no evento para entender como funcionará a parceria e tirar dúvidas sobre a operacionalização do sistema. Os dirigentes sindicais fizeram questionamentos para Equatorial Alagoas sobre o programa ‘Tarifa Rural’, como serão cadastrados os agricultores familiares e as regras para aqueles que podem ser enquadrados no benefício.

Para dar seqüência ao convênio de cooperação, serão realizados cursos de capacitação nos pólos sindicais com os sindicatos para que os diretores da federação e os dirigentes dos STTRs possam entender passo a passo o funcionamento do aplicativo “Somos APK Rural” da Equatorial Alagoas, que possibilitará o cadastro por meio virtual dos agricultores e agricultoras familiares.

No intuito de potencializar a divulgação do programa “Tarifa Rural” junto aos agricultores familiares acompanhados pela FETAG/AL, a Equatorial Alagoas foi convidada a participar com materiais didáticos da “Feira da Agricultura Familiar”, que será retomada pela federação no mês de setembro, voltando a ser realizada a partir do dia 17/09.

Para Givaldo Teles, presidente da FETAG/AL, a assinatura do termo de cooperação representa um grande avanço para os agricultores e agricultoras familiares. “Após aproximadamente 01 ano de negociações chegamos à etapa final de assinatura deste convenio com a Equatorial. Fico muito feliz com a presença dos nossos sindicatos aqui para que dialoguemos com a Equatorial e tiremos nossas dúvidas para então, irmos até os agricultores e agricultoras familiares levando mais este importante beneficio em meio a pandemia e a crise energética que vivemos”.

Sérgio Valinho, superintendente técnico operacional da Equatorial Alagoas, destaca que “a Equatorial Alagoas não tem nenhum interesse em cobrar altas taxas da população alagoana, até porque quem define as taxas de energia elétrica de todo país é a Aneel. Nossa meta é beneficiar 40 mil agricultores e agricultoras familiares em Alagoas e a FETAG agora é nossa parceira nesta tarefa”, apontou o superintendente.

FETAG/AL EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ALAGOAS!

Ascom FETAG/AL