Canavieiros discutem pauta de reivindicação do setor

Os canavieiros do Estado de Alagoas promovem, no próximo dia 21, domingo, uma série de assembléias simultâneas para referendar a pauta de reivindicações da categoria. O documento, contendo 64 itens, será entregue a representantes da classe patronal do setor da agroindústria da cana-de-açúcar.

 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maceió e secretária de Comunicação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), Maria do Ó do Nascimento, as assembléias serão realizadas nos 49 sindicatos da zona canavieira. Segundo dados da Federação, Alagoas possui, hoje, cerca de 100 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais que sobrevivem da cultura da cana-de-açúcar.

 

“Na oportunidade, serão discutidos e apresentados os itens da pauta de reivindicação dos trabalhadores. O documento foi elaborado em reuniões que ocorrem no início do mês entre as lideranças dos sindicatos e os trabalhadores. Agora, vamos apresentar a todos eles o que será encaminhado a classe patronal”, acrescentou a presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maceió.

 

Na pauta consta itens, a exemplo de melhores condições de trabalho, adicional noturno, insalubridade, segurança no transporte dos trabalhadores, fornecimento de ferramentas e equipamentos de segurança individual.