Coordenadores da Contag se reúnem em Maceió

Coordenadores da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag) estiveram reunidos, nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 9 horas, na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), no bairro do Jaraguá. Na pauta do encontro, a discussão de temas em defesa do trabalhador e trabalhadora rural de Alagoas e da região Nordeste.

“Fizemos um apanhado das dificuldades que os trabalhadores e trabalhadoras são obrigados a enfrentar no Estado. Um dos problemas é a mecanização do campo com a redução da oferta de emprego. Outro fator importante foi a garantia safra. Há prefeituras que não quiseram aderir ao programa que foi criado justamente para ajudar ao trabalhador no período em que ele mais precisa, a seca”, acrescentou a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag/AL e uma das coordenadoras da Contag, Rilda Alves.

Na reunião, que contou com a participação de lideranças sindicais de Alagoas, também esteve presente o coordenador da Contag, no Estado do Ceará, José Wilson. Na ocasião, também foi debatida a questão das dívidas dos agricultores, que têm até o dia 30 de setembro para assinar o termo de adesão para a renegociação do débito.

“Fizemos um planejamento de atividades para toda a região e debatido de acordo com as necessidades de cada Estado”, finalizou Rilda Alves.