Diretora da Fetag-AL assume presidência da CUT/AL

A secretária de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), Rilda Alves, foi eleita, sábado passado, 30, por unanimidade dos votos, como a nova presidenta da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL).
Rilda Alves, que substituirá Amélia Fernandes e que comandará os destinos da CUT-AL pelos próximos quatro anos, é a primeira representante do campo que assume a entidade.
“Nossa perspectiva é fazer um trabalho conjunto com todas as correntes da CUT, aproximando o trabalhador do campo e da cidade, reduzindo as distâncias”, declarou a nova presidente que foi eleita pelos mais de 200 delegados que representam os sindicatos que formam a Central Única dos Trabalhadores em Alagoas.
As entidades que compõem a Central chegaram a consenso quanto ao nome de Rilda Alves para assumir a presidência da entidade, não havendo outra chapa inscrita no processo eleitoral.
Histórico
Natural de Arapiraca, do povoado Bananeiras, Rilda Alves iniciou sua trajetória no movimento sindical como delegada e depois suplente da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca, sendo eleita em 2002 secretária Geral da entidade e reconduzida ao cargo em 2005.
Em 2002, foi eleita coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais e reeleita em 2006. Em janeiro de 2010, assumiu o cargo de secretária de Política Agrícola da Fetag-AL, além de ocupar a 2ª vice presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Desde 2014, além de secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, Rilda Alves é representante do Conselho Fiscal da Contag.