Trabalhadores rurais de usina encerram paralisação

O grupo de trabalhadores rurais da usina Guaxuma, que estavam em greve desde a terça-feira passada em protesto contra o regime de contrato de trabalho safrista – por tempo determinado – adotado pela empresa, retornaram ao trabalho na manha desta segunda-feira, dia 14, colocando um fim a paralisação.

Apesar de terem inicialmente rejeitado a proposta apresentada pela direção da usina quinta-feira passada, referente ao pagamento de um 14º salário para os trabalhadores que ficarem até o fim da safra, além da liberação do FGTS, no fim de semana, a categoria resolveu aceitar o que foi apresentado pela usina e encerrar a greve.

A gratificação será paga de acordo com a média salarial de produção dos trabalhadores instalados no alojamento da unidade industrial. Apesar da proposta da usina ter sido aceita, alguns trabalhadores optaram em pedir as contas e sair da empresa.

A proposta foi apresentada aos trabalhadores numa segunda audiência na Procuradoria Regional do Trabalho, em Maceió, e contou com a presença de dirigentes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), representante da usina e oficiais do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.

O protesto dos trabalhadores teve início na terça-feira passada, quando o grupo interditou a BR 101, nas proximidades do distrito de Luziápolis, município de Campo Alegre, e em seguida bloqueou o acesso a usina até a tarde de quarta-feira.