Trabalhadores rurais de Alagoas participam de ato público em Brasília pela reforma agrária

Representantes dos trabalhadores rurais deixarão Alagoas neste fim de semana com destino a Brasília para uma série de mobilizações que serão realizadas no Distrito Federal, no período de 20 a 23 de agosto, em defesa da reforma agrária no país.
A comitiva alagoana participará da mobilização, por intermédio da Secretaria de Políticas Agrárias, com um ato público junto com demais federações do Brasil na Esplanada dos Ministérios.
De acordo com a programação, no dia 20 está agenda a realização de uma oficina e no dia 21 será realizado um seminário com a participação dos integrantes das entidades que lutam pelo direito a terra.
“Alagoas vai participar do evento de mobilização nacional enviando um ônibus com representantes do Estado. Estamos reivindicando que a reforma agrária aconteça de fato. O que existem no país são apenas políticas de assentamentos”, declarou a secretária interina de Políticas Agrárias, Cícera Miranda.
Segundo a líder sindical, a ação em Brasília tem o objetivo de sensibilizar o governo no sentido de fazer com as políticas públicas cheguem até as famílias assentadas.
“Não adianta as famílias conseguirem a terra, serem assentados e serem deixadas no esquecimento, sem a mínima infraestrutura. Este é um problema recorrente que existe em todo o País e, principalmente, em Alagoas”, reforçou Cícera Miranda.
Apesar de ser uma mobilização nacional, o movimento não vai apresentar ao governo uma pauta de reivindicações. “Vamos fazer uma mobilização em prol da reforma agrária, além de tentarmos o agendamento de uma audiência com a presidente Dilma Rousseff”, acrescentou a secretária da Fetag-AL.
Uma das exigências dos trabalhadores, é a reestruturação do Incra em todo o Brasil. “O Instituto está parado. Precisamos de uma reestruturação fundiária. A entrega dos títulos aos assentados que estão na terra e não tem um comprovante que a área é deles”, finalizou.