Terceiro módulo da Enfoc debate desenvolvimento rural sustentável

Um grupo formado por 56 lideranças sindicais e jovens egressos do Projeto Jovem Cidadão de Alagoas participam durante toda a semana do terceiro e último módulo do curso da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) de 2012.
O encontro -que teve início na segunda-feira passada, dia 20 – prossegue até a próxima sexta-feira, 24, no centro social da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), em Maceió.
Coordenado pela Secretaria de Formação e Organização Sindical da federação dos trabalhadores rurais, o terceiro módulo traz como tema o “Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável (PADRSS)”.
Durante cinco dias de atividades, o grupo de formação participará de palestras e de trabalhos de grupos, a exemplo de oficinas. O material didático será repassado por secretários da Fetag-AL e assessores técnicos da diretoria.
A Escola de Formação foi criada pela Contag com o objetivo de despertar a consciência crítica e aprimorar a capacidade multiplicadora e criativa dos trabalhadores rurais para a militância política, com a finalidade de promover a construção de uma sociedade justa, democrática, soberana e solidária.
O curso tem como eixo temático o desenvolvimento rural sustentável e solidário e como eixo pedagógico a memória, identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade.
No primeiro módulo– ocorrido em abril passado – foi debatido o “Sujeito e Identidade”; já o segundo módulo trabalhou a temática “Ações, Concepções e Práticas Sindicais”.