Reunião da Comissão Estadual de Mulheres debate 6º Congresso Estadual do MSTTR e Campanha de Sindicalização

Na manhã desta sexta-feira (18/06) a Comissão Estadual de Mulheres da FETAG/AL reuniu-se de forma virtual para discutir sobre a campanha nacional de sindicalização “Sindicato de Portas Abertas” e a participação das mulheres. Uma reflexão sobre a importância da mulher, sua organização e participação dentro do MSTTR.A comissão estadual pretende fazer um debate com a base para ouvir e elaborar propostas para serem apresentadas no 6º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares – CETTR/AL.

Na abertura da reunião on line, Givaldo Teles, presidente da FETAG/AL enfatizou a importância das mulheres agricultoras familiares tanto na campanha de Sindicalização quanto na construção coletiva do congresso.

“Neste momento que estamos vivenciando é preciso fortalecer a cada dia a articulação e mobilização sindical para garantirmos os direitos já conquistados pelas nossas agricultoras familiares em todo Brasil. A luta das ‘Margaridas’ precisa continuar avançando e todos juntos iremos construir um excelente 6º Congresso Estadual do MSTTR em Alagoas”, aponta Givaldo Teles.

Raquel Braz, secretária de mulheres da FETAG/AL, destacou a importância da campanha nacional de sindicalização “Sindicato de Portas Abertas” e a participação das mulheres na campanha e a articulação do MSTTR. A secretária apontou as atividades realizadas pelas mulheres e as dificuldades vivenciadas no trabalhão de mobilização sindical.

Para Raquel Braz, “as diretoras sindicais estão mobilizadas em torno da campanha de sindicalização e empenhadas para levar a todas as agricultoras familiares os benefícios e direitos conquistados pelo MSTTR. No 6º Congresso avançaremos ainda mais nas conquistas e na mobilização de toda nossa categoria, e em especial, das nossas margaridas”, declarou Raquel Braz.

Já Edjane Rodrigues, secretária de políticas sociais da Contag, fez um breve balanço sobre a campanha nacional de sindicalização “Sindicato de Portas Abertas” e sobre o empenho dos sindicatos e da diretoria da FETAG/AL no avanço da campanha em Alagoas.

“Quero aqui reconhecer o importante trabalho realizado pelas nossas margaridas na articulação e mobilização desta campanha em Alagoas. Em todo Brasil a campanha nacional de sindicalização tem ido aos agricultores e agricultoras levando informações corretas e também direitos para o nosso povo do campo. As margaridas estão de parabéns pela mobilização e pelos 21 anos de luta e resistência”, afirma Edjane Rodrigues.

Como encaminhamento ficou decidido que em agosto será realizada uma plenária estadual das mulheres agricultoras familiares para debater as propostas a serem apresentadas no 6º CETTR/AL e em comemoração dos 21 anos da ‘Marcha das Margaridas’.

Ascom FETAG/AL