Projeto Alimentação Certa fortalece a agricultura familiar

Enquanto a Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Alagoas (SEEE) trabalha para viabilizar as Chamadas Públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que irá colocar os produtos da agricultura familiar na merenda das escolas da rede estadual de ensino, o Projeto Alimentação Certa segue nas suas ações voltadas nesta etapa para o apoio à organização dos/as agricultores/as.

O Projeto Alimentação Certa é executado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG/AL) desde abril deste ano e financiado pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte de Alagoas (SEEE). Conta ainda com o apoio da CONAB e da EMATER. O objetivo geral do projeto é auxiliar a Secretaria Estadual de Educação – SEE a atingir e até a superar o limite mínimo de 30% de aquisição de gêneros alimentícios, conforme determina o Art. 14 da Lei nº 11.947/2009 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O âmbito de atuação do Alimentação Certa são os espaços do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas (MSTTR), nos municípios configurados nos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e no estado na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAG/AL), pois são as instâncias legítimas representativas da agricultura familiar. Com este espaço de atuação, o projeto tem conseguido contribuir de maneira significativa com a agricultura familiar em Alagoas, pois consegue articular os produtores/as nos seus espaços de representação, luta e ação política. Desta forma, “o Projeto Alimentação Certa se integra às demais ações do MSTTR, fortalecendo, somando e contribuindo numa ação articulada que consolida ainda mais a organização da agricultura familiar”, como diz Genivaldo Oliveira, Presidente da FETAG/AL.  

A equipe do Projeto Alimentação Certa tem participado das reuniões dos sindicatos, dos Polos Sindicais e da Federação. “É a partir destes espaços que o projeto irradia suas ações, levantando informações, avaliando o projeto, redefinindo rumos, construindo conhecimentos, articulando as ações e desta forma, fortalecendo e sendo fortalecido pelo MSTTR”, como afirma Diego dos Anjos, Coordenador Agronômico do projeto. 

Um exemplo significativo da articulação de ações no âmbito do MSTTR através do Projeto Alimentação Certa é o fato deste projeto, desde o seu planejamento inicial, ter sido pensado envolvendo 97 jovens, filhos e filhas de agricultores/as familiares, que preferencialmente tivesse passado pelo Projeto Jovem Cidadão, projeto também executado pela FETAG/AL e patrocinado pela Petrobras, que capacitou jovens agricultores familiares em cinco Políticas Públicas (PNAE, PRONAF, PNHR, PAA e PNCF). Através do Projeto Jovem Cidadão, mais de 600 jovens foram preparados para atuar como agentes de desenvolvimento em suas localidades e hoje estão envolvidos em diversas ações sociais, principalmente no movimento sindical. “O Projeto Alimentação Certa reconhece e valoriza estes jovens quando os envolve como agentes transformadores”, afirma Ana Cristina Accioly, da Equipe Coordenadora do projeto.