Oficinas da Secretaria de Meio Ambiente da Fetag-AL estimulam cultivo da semente crioula

A Secretária de Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) participa, em parceria com o governo do Estado, do programa de estímulo ao cultivo das sementes crioulas entre os agricultores familiares do Estado.

As oficinas, que tiveram início neste mês de fevereiro, prosseguem até o fim de março junto aos sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais dos pólos regionais de Alagoas.

“Em Pão de Açúcar, Olho d’água das Flores e Tapera a Fetag-AL realiza diretamente ações pedagógicas, organizacionais e de articulação. Nas demais localidades, através dos sindicatos dos trabalhadores rurais, indicamos e articulamos as comunidades”, esclareceu Thiago Gomes, secretário de Meio Ambiente.

As variedades de sementes crioulas tem como principal atrativo serem nativas das suas respectivas regiões e não terem sido submetidas a processos químicos para aumento de produtividade, sendo cultivadas por agricultores familiares por várias décadas.

“Este programa tem o objetivo de resgatar o valioso padrão genético das sementes crioulas, além de todo o aspecto cultural já que as sementes são cultivadas por várias gerações”, frisou Gomes.