Juventude alagoana se organiza em defesa da democracia

Noúltimo dia 19, foi realizado um debate com jovens de lideranças sindicais,movimentos sociais e partidos políticos do estado na sede do centro social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado deAlagoas (Fetag-AL),afim de debate o cenário político e os desafios das lutas pelos direitos dajuventude.

Naocasião, os presentes fizeram uma análise sobre a conjunta política ediscutiu-se estratégias em defesa da democracia. Segundo Edjane Rodrigues,Secretária de Mulheres pela Federação e Secretaria Nacional de juventude daCUT, o momento para a realização do debate foi oportuno e destacou aimportância da abertura do diálogo entre os movimentos. “Nesse momento éimportante dialogar com toda sociedade no sentido da conscientização da luta declasse. Defender o governo é defender os nossos projetos que vem mudando o rumodo nosso Brasil. E a juventude assume esse papel como um protagonista dessabandeira”, explica.

Marielledos Santos, Secretário de Jovens da Fetag-AL, também destaca a importância eparticipação dos jovens da zona rural em debates como o que ocorreu. “Tivemosuma ampla participação dos jovens rurais, estaremos mobilizando os/as jovens docampo, precisamos construir também formação política, para empoderar cada vezmais nossos jovens”, conclui.

Thatiane Nicácio, Secretária deJuventude do Partido dos Trabalhadores de Alagoas (PT-AL), também estavepresente no encontro e citou a importância da junção dos jovens da cidade e docampo para crescer o movimento social e a luta pelos direitos. “Quando o campo e a cidade se unir, o fascismo vaicair!”, enfatiza.

Oencontro rendeu diálogos com a base, expandiu conhecimentos, expôs uma listagemdos programas sociais no qual houve acesso nos últimos 12 anos, politizou,articulou e mobilizou para novos encontros sobre a conjuntural da políticaatual.