Jovens recebem certificação do Projeto Jovem Cidadão

Centenas de famílias de trabalhadores rurais de Alagoas e lideranças do movimento sindical rural participaram, na manhã desta quinta-feira, 13, no Centro Cultura e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, da entrega de certificados aos 624 jovens que fizeram parte do Projeto Jovem Cidadão.
A solenidade contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Genivaldo Oliveira, e do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, além de autoridades políticas do Estado.
“Agora, esperamos que este jovens devidamente capaciados trabalhem nas suas comunidades, sindicatos, associações e cooperativas, organizando os agricultores para que eles possam colocar em prática políticas públicas para melhorar a vida no campo. Uma ação desta ordem é muito gratificante para nós que fazemos o movimento sindical rural”, frisou Genivaldo Oliveira.
“É importantíssimo esta iniciativa da Fetag-AL liderada por Genivaldo Olveira. São mais de 600 jovens, filhos e futuros agricultores rurais, que recebem esta certificação. É um projeto que merece destaque porque capacitou estes jovens a elaborarem planos de negócios, dando a eles a oportunidade de mostrar a viabilidade da atividade rural. É uma ação que ajuda evitar o êxodo rural”, destacou José Marinho.
O Projeto Jovem Cidadão capacitou filhos e filhas de agricultores rurais em políticas públicas para o homem e a mulher do campo. Foram elas: Pronaf; PAA; PNAE; PNHR e PNCF. O treinamento foi realizado no período de dois anos com uma carga horária de 140 horas.
Na oportunidade, além da entrega de certificados aos 624 jovens – com idade de 18 a 29 anos – que participaram das capacitações, foi realizada a entrega dos planos de negócios para dez empreendimentos rurais.
Executado pela Fetag-AL e patrocinado pela Petrobrás e pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Jovem Cidadão, que conta ainda com a parceria da Conab.