Fetag-AL e superintendência do PNHR se reúnem em AL

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Genivaldo Oliveira, participa, na próxima semana, de uma reunião, na sede da entidade de classe, com representantes da superintendência do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

“Esperamos, neste encontro, acabar com os gargalos existentes e resolver as dificuldades existentes no programa para que ele possa deslanchar em Alagoas. Vamos trabalhar para que, em poucos anos, possamos diminuir o déficit habitacional que existe em Alagoas no âmbito da habitação rural”, declarou Oliveira.
Segundo o presidente da Fetag-AL, um dos problemas do PNHR está na documentação apresentada pelos agricultores. “Existem muitos deles que têm a posse da propriedade há vários anos, mas não têm a área registrada em cartório”, destacou Oliveira, afirmando que o programa de habitação voltado para as famílias do campo existem há dois anos em Alagoas.
Para ter acesso ao PNHR, o agricultor precisa ter renda anual de, no máximo, R$ 15 mil; ser proprietário da área onde for construído o imóvel e morar em casa de taipa que precise ser substituída por um imóvel de alvenaria. 
Para participar do programa, o interessado deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do seu respectivo município, apresentando a documentação, a exemplo de CPF, RG e documentação do imóvel.
“Precisávamos entregar as primeiras unidades habitacionais para que o agricultor realmente pudesse acreditar que o programa é uma realidade. Com isso, a perspectiva de novos projetos começa a surgir nos municípios. Com a entrada do Banco do Brasil no programa, a quantidade de agricultores que devem aderir ao PNHR deve ter um acréscimo ainda maior”, finalizou Oliveira.