Fetag-AL reforça cadastros do CAR

A prorrogação do prazo para a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR), por meio de Medida Provisória sancionada pela presidente Dilma Rousseff, para 31 de dezembro de 2017, foi bem recebida pelos pequenos produtores rurais e agricultores familiares alagoanos.
O prazo final, que já era uma prorrogação de 2014, se encerrou no dia 05 de maio com Alagoas tendo apenas 14% do território cadastrado.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Antonio Torres, a medida beneficia apenas propriedades com até quatro lotes fiscais.
“É justamente o nosso público, os pequenos agricultores familiares. São pessoas que têm dificuldade de fazer o cadastro e que seriam penalizadas caso a prorrogação não tivesse sido aceita”, afirmou Torres, acrescentando que dados do governo federal apontavam os 14% do território alagoano cadastrado no CAR corresponde a pouco mais de mil propriedades rurais.
Segundo ele, para tentar agilizar o processo junto aos agricultores familiares federações de Estados nordestinos firmaram um convênio com o governo federal, realizando ações em municípios previamente selecionados para realizar o CAR.
“Os trabalhos tiveram início a um mês e meio. Em Alagoas, fazem parte desta mobilização dez municípios da região do São Francisco, onde já foram cadastrados 1.500 propriedades”, declarou Torres, lembrando que até o fim do convênio, que foi firmado para ser executado no prazo de oito meses, deverão ser cadastrados no Estado 3.390