Fetag-AL realiza primeiro módulo do Curso Estadual de Formação da Enfoc

 A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), por meio da Secretaria de Formação e Organização Sindical, realiza esta semana mais uma mobilização da Enfoc com o primeiro módulo do Curso Estadual de Formação.
A turma é formada por 51 participantes entre lideranças de base, dirigentes sindicais, jovens egressos de Grupos de Estudos Sindicais (GES) e do Projeto Jovem Cidadão. A maioria dos participantes é composta por jovens e mulheres com expressiva liderança em suas bases de atuação.
A capacitação, realizado no ano em que a Enfoca completa dez anos de criação, teve início terça-feira passada, 10, e prossegue até amanhã, sexta-feira, 13, no centro social da entidade de classe, localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió.
Na oportunidade, os alunos têm a oportunidade de participar de palestras, debates e oficinas que destacam aimportância da Escola para o crescimento e o fortalecimento do movimento sindical.
Nesta edição, o eixo pedagógico trabalhado será “Memória, identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade”, onde será destacada a origem do sindicalismo no Brasil e no mundo, além de estrutura, organização e reorganização do MSTTR.
O módulo abordará também temas referentes a conquistas e resistências, história da formação da Contag e da Fetag/AL, além da organização das mulheres, história de lutas pela democratização dos espaços de poder e suas especificidades (Gênero e Geração).
A Enfoc tem o objetivo de proporcionar uma formação política para as lideranças e dirigentes sindicais de Alagoas, com a finalidade de fortalecer e qualificar a atuação na luta do movimento sindical, desempenhado um papel central na formação político-pedagógico, com os princípios da Educação Popular.