Campanha de combate a violência contra a mulher do campo e da floresta é levada ao interior de Alagoas

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL) está levando aos municípios do interior a Campanha Nacional de Combate a Violência Contra a Mulher do Campo e da Floresta intitulada “Mulheres dona da própria vida”.

Criada pelo Fórum Nacional de Combate a Violência Contra a Mulher – formado por entidades da sociedade civil – a campanha foi lançada em Alagoas pela Coordenação Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag durante a realização da reunião anual do Conselho da Federação.

“O lançamento nacional ocorreu no congresso da Contag, realizado, mês passado, em Brasília. No lançamento, foram exibidos dados sobre a violência cometida contra a mulher em todo o Brasil. Em levantamento, foi constatado que mais de 85% dos casos registrados no País são de violência doméstica ocorrida dentro da própria casa”, acrescentou a coordenadora de mulheres da Fetag, Rilda Alves.

De acordo com ela, a campanha será levada a cada município de Alagoas. “Coité do Noia foi o primeiro. Mas, precisamos levantar dados da violência contra a mulher em todo o Estado. Por isso, estamos pedindo apoio dos sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e de organizações e associação de mulheres, além de autoridades, para traçar este perfil”, disse a representante da Fetag, alertando que, além da violência física, a repressão também é outro tipo de violência cometido contra as mulheres.