Oficina capacita dirigentes sindicais rurais sobre sustentabilidade política e financeira

Dirigentes dos sindicatos rurais e da diretoria da Federação dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag-AL) participaram, esta semana, da oficina Sustentabilidade Política e Financeira.
O encontro, que reuniu mais de 40 participantes na sede da federação alagoana, localizada no bairro de Mangabeiras, em Maceió, foi realizado por diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) responsáveis pelas pastas de Finanças e de Políticas Sociais.
“O objetivo é mostrar para a classe trabalhadora e para os nossos sindicatos quais caminhos nós temos que trilhar a partir de agora para que possamos melhorar a nossa rentabilidade dentro do movimento sindical”, afirmou Givaldo Teles, presidente da Fetag-AL.
De acordo o representante dos mais de 120 mil agricultores e agricultoras familiares existentes em Alagoas, a renda dos sindicatos não está sendo suficiente para sustentar as entidades de classe. “Neste contexto, são vários aspectos inserido pelo governo atual que persegue a classe trabalhadora. Para manter a entidade viva é preciso se reorganizar. O momento é impar e durante dois dias estivemos nesta oficina, recebendo as orientações para construir novos caminhos”, reforçou Teles.
Para o secretário de Finanças e Administração da Contag, Juraci Souto, as oficinas estão sendo executadas em todo o país com o propósito de promover um resgate do movimento sindical. “Fazemos uma avaliação do momento que estamos atravessando e desenhamos um novo formato de organização sindical e de militância, além de ações políticas sindicais”, afirmou.
Segundo ele, neste momento, sindicatos, federações e a própria Contag precisam redirecionar e repensar as ações executadas. “Com isso, fortalecemos as relações com a base que sustenta o sistema Contag, melhorando a abordagem para que a nossa mensagem seja acolhida e bem entendida pelos nossos dirigentes. Temos desafios, mas também temos potenciais a serem conquistados”, reforçou Souto, informando que Alagoas foi o primeiro Estado do Nordeste a fazer a oficina.