Jovens participam do programa Jovem Cidadão

Mais de 50 jovens integram apenúltima turma do programa Jovem Cidadão, organizado pela Federação dosTrabalhadores e Trabalhadoras no Estado de Alagoas (Fetag). Os participantessão oriundos das zonas rurais de vários municípios alagoanos. Nas aulas, elesaprendem sobre políticas públicas voltadas ao trabalhador do campo, passando asaber como defender os seus direitos.

A seleção dos jovens é feitaatravés de um questionário. Todos têm entre 18 e 29 anos e passarão porinstrução até a próxima sexta-feira (9).  “O nosso objetivo é proporcionar melhorescondições de trabalho e vida a eles, além de combater o êxodo rural, que fazcom que as pessoas nessa faixa etária queiram sair do campo e migrar para asgrandes cidades”, explicou Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag/AL.

Segundo Ana Cristina Accioly,coordenadora pedagógica do projeto, as atividades foram iniciadas em março de2011 e visa atender 600 jovens, mas o sucesso da ação fez com que asexpectativas fossem superadas. “Com essa turma, que conta com 53 alunos, jácompleta as 600 pessoas que tínhamos estimado atender. Após essa, ainda haveráoutra, em dezembro, que ultrapassará as nossas metas”, contou.

Após os cinco dias na sala deaula, cada aluno do programa, que é patrocinado pela Petrobrás,  sai com um plano de ação para executar em suacomunidade, fornecendo algum tipo de melhoria no ambiente em que vive ecompartilhando o conhecimento obtido com os professores.