Reuniões nos pólos debatem planejamento do Movimento Sindical Rural em 2021

Fetag Alagoas realiza reuniões presenciais nos 06 pólos sindicais para debater sobre as ações do planejamento anual. Encontro com dirigentes dos sindicatos também serviu para aprofundar estratégias da campanha nacional de sindicalização ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’

Nos dias 27 a 29/01 (quarta a sexta-feira), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Alagoas (FETAG/AL) realizou reuniões presenciais nos 06 pólos sindicais onde está organizada no território alagoano. Cumprindo a primeira meta do planejamento que aconteceu nos dias 18 e 19 de janeiro, todos os diretores da federação foram até as bases da FETAG/AL para dialogar sobre as ações para o ano de 2021.

Dentre as ações que foram listadas no planejamento e, que serviram de motivação para estas reuniões, está à campanha nacional de sindicalização da Contag, a campanha ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’. Outro tema discutido nas reuniões é o processo de revalidação das autorizações de desconto sindical, que também tem prazos e metas para o ano de 2021, além das ações do fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas.

Dirigentes sindicais do pólo Xucurus atentos à campanha Sindicato de Portas Abertas

Givaldo Teles, presidente da FETAG/AL, aproveitou estes momentos de encontro com os sindicatos e os dirigentes sindicais para falar sobre a importância das políticas públicas e as ações da Fetag e da Contag em defesa dos diretos dos agricultores e agricultoras familiares.

Segundo o presidente da federação, “a Fetag Alagoas não tem medido esforços para estar presente na base e apoiar o trabalho dos sindicatos em defesa da agricultura familiar. Este é o momento do movimento sindical rural se fortalecer junto aos agricultores familiares mostrando a importância do sindicato, da federação e da Contag para garantir as políticas públicas que asseguram a vida do trabalhador e da trabalhadora rural”.

Momento é de reencontro e mobilização do Movimento Sindical Rural em Alagoas

Após o primeiro momento de planejamento interno da diretoria da FETAG/AL o segundo passo foi ir até os pólos sindicais para reunir os sindicatos a fim de debater e aprofundar as ações e as estratégias do MSTTR em Alagoas em 2021.

Para Leonardo Correia, secretário de formação e organização sindical, que participou da reunião no pólo Xucurus, no município de Palmeira dos Índios, “a reunião foi muito boa, proveitosa e participativa. Participaram 14 sindicatos neste momento de aprofundamento do planejamento anual da nossa entidade”, declarou Leonardo Correia.

Raquel Braz, secretária de mulheres da federação acompanhou a reunião no pólo mata Alagoana, que aconteceu na sede social da FETAG/AL em Maceió e contou com a presença de 09 sindicatos. Para Raquel, “a reunião foi importante, pois falamos sobre as nossas metas para as revalidações, sobre os desafios, dificuldades, tiraram todas as dúvidas. Falamos sobre a Campanha Sindical ‘SINDICATOS DE PORTAS ABERTAS’, como será e quais as ações que iremos fazer durante a campanha e tivemos outras sugestões para a campanha que os sindicatos trouxeram”, informou a secretária de mulheres.

Na sede social da Fetag/AL em Maceió, dirigentes sindicais debatem sobre a revalidação das autorizações

Já para Robério Oliveira, secretário de políticas agrícolas, o evento foi muito proveitoso e contou com a presença de 18 sindicatos. “A reunião aconteceu na sede do sindicato de Mata Grande e discutimos o cadastro da agricultura familiar e a política de sindicalização. Trouxemos os diversos serviços como a prova de vida no sistema sindical para que os aposentados façam isto no sindicato evitando ir ao banco e contrair o corona vírus. Também tratamos das políticas agrícolas como essenciais para os nossos agricultores e a importância do Garantia Safra, por exemplo,”, apontou Robério Oliveira.

Em Mata Grande, os dirigentes sindicais discutiram sobre a importância das políticas públicas da agricultura familiar em Alagoas

Encontros servem para engajar os sindicatos no planejamento de 2021

Encabeçada pela Contag, a Campanha Nacional de Sindicalização ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’ prevê ações em todos os estados brasileiros a fim de ampliar o número de filiados ao sindicalismo rural, sejam agricultores familiares da ativa ou aposentados rurais.

Para a Fetag Alagoas, a campanha marca o processo de aproximação e retomada de ações presencias com o seu público, que são os agricultores familiares. A campanha servirá para dialogar com os agricultores sobre os direitos adquiridos e os serviços prestados pelo sindicato e pela federação. 

Dirigentes sindicais na reunião do pólo Médio Sertão em Santana do Ipanema debatem a realidade do agricultor familiar em Alagoas

Contag intensifica campanha ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’

A campanha tem como objetivos fortalecer a representação e representatividade junto aos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical com a categoria a partir da escuta das necessidades dos associados/as e não associados/as e de adoção de novas estratégias de ação sindical.

Entre as estratégias prioritárias da Campanha Nacional de Sindicalização ‘SINDICATOS DE PORTAS ABERTAS’ estão: a atualização dos dados cadastrais dos associados e não associados; fortalecer a política de comunicação da CONTAG e que ela dê visibilidade às experiências exitosas, às lutas e às ações político-sindicais; geração de benefícios e melhorias socioeconômicas para os associados e; aprimoramento do atendimento aos agricultores e agricultoras familiares; realização de processos formativos entre outras.

Ascom Fetag Alagoas.

Cartaz da campanha nacional ‘SINDICATO DE PORTAS ABERTAS’